O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Os homens também podem desenvolver esse tipo de tumor.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento desse tumor são: idade acima dos 50 anos; história própria ou familiar de câncer de mama; não ter filhos; exposição significativa a raio X; primeira menstruação cedo; menopausa tardia; primeira gestação após os 30 anos.
A detecção precoce é feita pelo exame clínico das mamas e mamografia. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
A ESF 02 - Fonseca tem trabalhado o tema 'câncer de mama' nos seus grupos de educação em saúde, sala de espera e visitas domiciliares realizadas pelos agentes comunitários de saúde. As mulheres da área de abrangência da ESF que estão na faixa etária de risco para desenvolver o problema estão sendo convocadas pela equipe a comparecer na unidade de saúde para fazer sua avaliação quanto a necessidade de realização da mamografia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário