Um relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sugeriu, nesta segunda-feira, reajuste máximo de 28,28% nas contas de luz da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). O índice vai ser votado pela diretoria da agência reguladora, a partir das 9h desta terça-feira, em Brasília. O aumento já entra em vigor na próxima sexta-feira. A Agência explica que o percentual recomendado pode ser utilizado como um teto de reajuste, o que sugere que o aumento pode ser menor. Isso porque o Índice de Reposicionamento Tarifário (IRT), fixado em 28,28%, é um dos números utilizados para formular o reajuste real dos consumidores da CEEE.
No último dia 10 de outubro, a concessionária pediu reajuste de 34,99% à Aneel. A empresa informou que não pretende se manifestar sobre a sugestão de reajuste feita pelo relator até que o percentual seja votado, nesta terça.
A estatal gaúcha, no entanto, espera que a reposição seja implantada somente em fevereiro de 2015, quando o percentual pode ser menor. “Colocando a data em fevereiro, o reflexo do aumento vai se dar ao final de março, início de abril, quer dizer, daí já estamos em um período de perfil decrescente de consumo, pois se aproxima o outono, inverno”, argumentou o presidente da CEEE, Gerson Carrion de Oliveira. Esse pedido ainda não foi julgado em Brasília.
Nenhum comentário:
Postar um comentário