NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

26 agosto 2014

Hoje é dia 26 de agosto, terça – feira

- Trigésima quinta semana do ano. - De janeiro até hoje passaram 238 dias. Faltam 127 dias para o fim do ano. - Estação Inverno. - Signo de Virgem. Lua Nova. - Os aniversariantes de hoje são  protegidos pelo ANJO MEBAHEL e devem rezar o Salmo 9 para obter maior  proteção.
Pensamento do dia: Carregar livros não faz do burro um sábio.
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Em 1798, a Revolução Francesa promulgava a Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão. A Declaração impôs-se, guiou a formação dos conceitos de cidadania, de direitos e responsabilidades coletivas e de respeito aos princípios das relações entre seres humanos, sendo adotada em grande parte dos países que valorizam a liberdade. É um documento de caráter atemporal que, pela sua abrangência e clareza, tornou-se Patrimônio da Humanidade. Prof. Dr. Evaldo Antonio Kuiava, Reitor.
COMEMORAÇÕES DE HOJE, 26 DE AGOSTO - DIA DA IGUALDADE DA MULHER, nos Estados Unidos: efeméride da grande caminhada, feita de glória e tropeços, mas iluminada pelo amor, indispensável à vida humana. - DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE FEMININA.
O DIA DE HOJE, 26 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1346 – SOMME -FRANÇA - Trava-se a batalha de Crécy (Somme). ‘’Eduardo III da Inglaterra invade a França. Felipe VI vai ao seu encontro e é batido vergonhosamente. Os ingleses utilizam a pólvora e a artilharia, provavelmente pela primeira vez na Europa.’’
1789 - PARIS – FRANÇA – Divulgada a Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão, resultado das ideias da Revolução Francesa.
1920 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - A 19º Emenda para a Constituição dos Estados Unidos, garantindo às mulheres americanas direito de voto, entra em vigor.
1933 – BERLIM – ALEMANHA - O governo nazista alemão promulga uma lei permitindo ao Estado “esterilizar” todos os portadores de alguma deficiência física.
1942 – MOSCOU – RÚSSIA – O governo russo divulga que, durante a Segunda Guerra Mundial, a força aérea soviética ataca as cidades alemãs de Berlim, Stettin e Dantzig.
1977 – QUEBEC – CANADÁ - A província de Quebec, sob liderança do primeiro ministro René Lévesque, lança lei  exigindo o uso do francês como língua oficial da província.
1978 – VATICANO – ITÁLIA - O cardeal Albino Luciani de Veneza é eleito Papa João Paulo I. Ele morre de ataque cardíaco 33 dias mais tarde.
1991- MOSCOU – RÚSSIA - O presidente  Mikhail S. Gorbachev promete eleições nacionais.
1993 - MOSCOU – RÚSSIA - O presidente Boris Yeltsin assina tratado com a República Checa.
1996 – SEUL – CORÉIA DO SUL - Chun Doo-hwan, ex-líder militar na guerra da Coreia do Sul, é sentenciado à morte.

O DIA DE HOJE, 26 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1640 – SALVADOR – BAHIA -  Morre GIOVANNI VINCENZO DI SANFELICE, Conde de Bagnoli e Príncipe de Monteverde. Trabalhou  na expulsão dos holandeses. Veio ao Brasil em 1625 como sargento-mor napolitano. Regressou à Espanha e retornou ao Brasil em 1631.
1897 – RECIFE – PERNAMBUCO - Nasce Joaquim Maria Moreira Cardoso, poeta. Engenheiro, em 1940 mudou-se para o Rio de Janeiro, trabalhou no Instituto Histórico e Artístico Nacional com Oscar Niemayer. Literariamente foi influenciado pelo modernismo  e numa segunda fase, do lirismo valeriano, racionalista, abstrato e de ‘’sábia arquitetura verbal e métrica.’’
1914 – SÃO PAULO - É fundado o Palestra Itália, que posteriormente, em função da Grande Guerra Mundial, passou a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras.
1997 – RIO DE JANEIRO - A Justiça liberta Acácio Pereira da Costa, o Bandido da Luz Vermelha. Ele fora condenado em agosto de 1967 a 351 anos de prisão.

O DIA DE HOJE, 26 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1861 - RIO GRANDE - Nasce Artur Toscano Soares Barbosa, jornalista. Foi redator do Correio do Povo. Autor de ‘’Múcio Teixeira e seu Tempo’’.
1903 – ENCRUZILHADA DO SUL - Nasce Darcy Pereira de Azambuja, poeta e escritor rio-grandense. Diz Celso Pedro Luft: ‘’Com os contos de ‘’No Galpão’’, retomou com êxito os caminhos da ficção gauchesca de categoria literária trilhados por Simões Lopes Neto. O mesmo realismo seleto, com a observação do pormenor característico, a narrativa movimentada, o diálogo fidedigno. É a fronteira gaúcha com suas tradições, seus aspectos rústicos; a vulgaridade e a grandeza contrastante do campeiro, suas bravatas e heroísmos...’’ Advogado, jornalista, professor, funcionário público, ocupou várias vezes interinamente o Governo do Estado. Morreu em Porto Alegre, em 1970.
1909 - ROSÁRIO DO SUL - Nasce José Luís Silveira, profundo conhecedor da história da maçonaria.
1913 - BAGÉ - Nasce Evaldo de Alarcon, jornalista e teatrólogo. Residiu em Antônio Prado e Caxias.
1980 - PORTO ALEGRE - Morre Moisés de Morais Vellinho, privilegiada cultura rio-grandense.

SANTO DO DIA DE HOJE, 26 DE AGOSTO – DIA DE LOUVOR A SÃO CESÁRIO DE ARLES  - Nasceu na França em 470. Ingressou no mosteiro de Lérins, de vida austera e penitente, com extremos de rigorismo. Caiu doente. Recuperou-se em Arles. Santo Eônio, bispo da cidade, ordenou-o diácono. Vindo a falecer o Bispo, foi aclamado em seu lugar. Cuidou do clero, votou-se aos pobres e necessitados. Enfrentou as iras do rei Alarico, que o exilou. Nas guerras, tudo fez em favor dos prisioneiros, chegando a vender, para resgatá-los, parte do tesouro da igreja. Morreu em 542.

O DIA DE HOJE,  26 DE AGOSTO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1893 - COTIPORÃ - É criado o curato de Nossa Senhora da Saúde e nomeado cura o Pe. Fortunato Odorizzi, sacerdote trentino,da atual Província de Trento, Itália, então integrante do Império austríaco.
1914 - ANTÔNIO PRADO - Nasce Avelino Mazzotti, empresário. No Oeste do Paraná fundou São Miguel do Iguaçu. Numerosas famílias pradenses lá se estabeleceram.
1929 - MEYLLAN  - FRANÇA  - Morre Frei Bernardino d’Apremont, sacerdote capuchinho de grande cultura e sabedoria. No RS, trabalhou em Garibaldi e Porto Alegre, dirigiu o Seminário Diocesano. De regresso à  Roma, dirigiu o Colégio Internacional de São Lourenço de Brindes - Ordem dos Capuchinhos. Escreveu sobre a presença capuchinha em nosso estado. Morreu aos 60 anos.
1937 - CAXIAS DO SUL - É fundado o Centro Cultural Tobias Barreto de Menezes.
1967 - FARROUPILHA - Assume a direção da Paróquia o Pe. Rui Lorenzi.

1993 - PASSO FUNDO - Aos 47 anos incompletos, morre Frei Alécio Turcatel, não-clérigo capuchinho. Trabalhou em Caxias do Sul, como porteiro e tipógrafo. Incentivado a estudar, formou-se em direito. Foi consultor jurídico da Ordem. Mesmo sofrendo de deficiência cardíaca, trabalhava infatigavelmente.

Nenhum comentário: