NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

26 junho 2014

Droga não é remédio, por Osmar Terra

Defensores da liberação da maconha dizem haver uma molécula na droga com efeito medicinal, e por isso a droga é remédio e deveria ser liberada. Nada mais enganador!

No cigarro de maconha existem mais de 400 substâncias que causam danos à saúde. Uma, o THC, causa transtornos mentais, desencadeia a esquizofreOnia, incurável, e transtornos de humor como a depressão, com risco maior de suicídio. É causa importante de interdição de adultos jovens. Reduz reflexos, memória, inteligência e capacidade de trabalho. Seus usuários têm mais dificuldade de conseguir emprego e chegar ao curso superior. Quando conseguem, ficam entre os mais baixos salários (Ferguson, DM, 2013 – Ferguson DM & Broden JM, 2008).

Pesquisa do HC de Porto Alegre mostra que ela é a droga mais envolvida em acidentes de trânsito com vítimas fatais, o álcool fica em segundo lugar. Causa dependência química, e, quanto mais jovem o usuário, maior o risco (Inpad, 2012). A maconha usada hoje é uma variedade 10 a 20 vezes mais potente do que aquela de 15 anos atrás. Segundo a Undoc, órgão da ONU, 83% dos dependentes de crack e heroína começaram nas drogas ilícitas como a maconha. Estudos da Fundação Britânica de Pneumologia mostram que a erva causa mais câncer de pulmão nos seus usuários do que o tabaco.

Achar que fumar maconha pode ser tratamento é um completo absurdo. Nada impede, porém, que uma molécula da planta, como o canabidiol, tenha efeito benéfico em alguma doença rara. Se comprovado, deverá ser isolada e utilizada para aquela finalidade específica. É muito diferente de fumar maconha.

A morfina é uma substância derivada da papoula, a planta que produz a heroína. Porém, é utilizada em casos específicos de dor intensa. A bradicinina, uma substância com excelentes resultados em hipertensão arterial, vem do veneno da jararaca. Ninguém receita injeção de heroína para tratar dor, nem picada de jararaca para “pressão alta”.

Uma coisa é usar determinada molécula de uma planta para fins medicinais, outra é usar isso como desculpa para se drogar. Usar drogas nunca foi nem será tratamento para qualquer doença, muito pelo contrário!

* Osmar Terra é deputado federal pelo PMDB/RS.

Nenhum comentário: