Engana-se a mamãe que acha que a preocupação com a limpeza da boca e dos dentes do bebê só deve ocorrer depois que os dentinhos surgem na boca. Por este motivo, o grupo feito para mães e bebes ocorrido dia 11.04.2014, no ESF Vila Fonseca, buscou das às orientações básicas e fundamentais para a higienização bucal e saúde do bebe.
Os primeiros dentes nascem aproximadamente no sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes mesmo dos dentes aparecerem. Esta higienização deve ser feita com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada que deve massagear a gengiva, bochechas e língua. Com esta atitude a criança desde pequena cria o hábito saudável e acostuma com a intervenção na boca, sendo mais fácil de lidar quando os dentes nascerem. Além disso, foi orientado sobre a importância da amamentação como fonte de nutrientes, aumento da imunidade e também como fator determinante para o bebe aprender a criar uma respiração nasal satisfatória e desenvolvimento das vias aéreas superiores. Durante a mamada a criança exercita a musculatura, fazendo com a mesma que fique tônica, o que também incentiva o crescimento correto dos ossos faciais. Crianças que mamam têm menos chances de serem respiradores bucais, dormem melhor e tem maior facilidade no aprendizado.
Durante a palestra foi orientado a se evitar o uso de mamadeiras e chupetas, como também de uma dieta açucarada. Além disso, foi salientado sobre a proibição do bebe ingerir mel, visto que o mesmo pode conter bactérias que podem ocasionar até mesmo parada cardíaca na criança menor de um ano de idade.
Logo que os dentinhos nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. O uso da pasta dental com uso esta contraindicada até os 03 anos de idade, já que a criança não tem coordenação para cuspir e acaba ingerindo a pasta dental, o que pode gerar uma toxidade pelo flúor e danificar estruturas dentaria e ósseas. O fio dental foi recomendado assim que os primeiros dentes surgem. A escovação desde pequena é fator determinante para combater a placa bacteriana, que é a responsável pela formação da cárie e gengivite.Como a cárie é uma doença infecciosa, também foi salientado que a mãe deve evitar assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois a criança não apresenta em as bactérias de um adulto. A saúde bucal do bebe é responsabilidade do adulto. E em caso de dúvidas, os responsáveis devem sempre contar com a ajuda e orientação do dentista.
A boa higienização oral desde bebê é um bom começo para uma dentição saudável no futuro.
Dentista Joelza
Pinto com a bebe Manuela Passos em sua primeira visita ao dentista.



Nenhum comentário:
Postar um comentário