O Secretário de Desenvolvimento Rural Cleider Menegoni esteve no programa "Encontro com a Imprensa", desta segunda-feira (13), falando sobre a situação das estradas no interior de Canguçu após as constantes chuvas. Cleider relatou que tem enfrentado situações atípicas na primavera e no início do verão com constantes chuvas. Ele também informou que até o momento das 30 pontes que sofreram avarias somente 5 não foram restauradas ainda.
O município está com uma expectativa de arrecadar R$ 16 milhões junto ao Governo Federal no pedido de situação de emergência efetuado recentemente. O projeto técnico está em fase final de acabamento. Após a liberação dos recursos será contratada uma empresa em licitação global para que em até 8 meses sejam recuperadas as pontes que serão reconstruídas com concreto. Somente em 2013 foram construídas 20 pontes novas e mais de 100 tiveram reparos.
Cleider disse que o trabalho nas estradas é de retomada desde o começo. Alguns locais onde o terreno não estava bem compactado foi todo perdido o serviço realizado. "Acabamos de fazer a Glória e Rincão dos Maias (1º distrito) e já soubemos que tem muito estrago nesta região teremos que refazer", disse. Outro ponto relatado é na Estrada do Ibra, que foi toda recuperada na última semana. Com as chuvas que começaram na sexta-feira (10) a estrada voltou a ficar danificada.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural recebeu duas novas máquinas que entrarão em funcionamento assim que for autorizado pela Caixa Econômica Federal (CEF). Além destas a expectativa de trabalhar para compra de 5 patrolas.
O secretário Cleider Menegoni divulgou seu celular para que os Canguçuenses possam entrar em contato e informar onde estão ocorrendo os problemas. (53) 84 02 76 63
AGRICULTURA
Cleider destacou que a secretaria está desenvolvendo serviços articulados, importantes, com órgãos do Governo do Estado como a Emater, por exemplo. Na quinta-feira (16) será realizado um seminário sobre produção de erva-mate no município.
Foi criado um comitê municipal de Agroindústria com participação de diversas secretarias para tratar do tema.
O Rebanho bovino do estado também tem recebido atenção através do programa "Dissemina" com a produção de abastecimento de sêmen para melhorar o gado leiteiro e o gado de corte.
Menegoni também destacou a produção de calcário e a procura pelo aumento, com recursos próprios, mais culturas de sementes para os pequenos agricultores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário