O Seminário Sementes Crioulas e Tecnologias Populares, realizado nesta sexta-feira (04/10), na Escola Técnica Estadual de Canguçu, mostrou a força das sementes crioulas nas propriedades rurais de economia familiar. O evento, promovido por associações de produtores, cooperativas, organizações não governamentais, agências de desenvolvimento, Secretaria Municipal de Educação e instituições dos governos estadual e federal, foi prestigiado por estudantes, professores, agricultores e profissionais ligados à preservação das sementes como patrimônio das pequenas propriedades rurais.
Foto: Bianca Fonseca.
O tema do seminário teve origem em um concurso organizado pela Secretaria de Educação de Canguçu e foi vencido pela aluna Milena Correa Martins, da Escola Municipal José Luis da Silva, com a frase “Crioulas: Sementes que resgatam o passado e garantem a segurança alimentar do futuro”. Os palestrantes da Via Campesina, Álvaro Delatorre, e da Bionatur, Patrícia Silva, trouxeram para reflexão o atual cenário imposto pelo modelo agrícola brasileiro e a importância das sementes na produção de alimentos para a população mundial.
“A luta pela preservação das sementes crioulas é uma luta de todos”, esta foi a afirmação do presidente do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, representante do Governo do Estado na cerimônia de abertura. “Não podemos pensar em um país soberano se não tivermos alimentos. A semente é o princípio da vida”, disse o presidente do Irga. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar ressaltou a necessidade de os agricultores terem a liberdade de escolher a semente para plantar, sem sofrerem pressão dos poderosos.
O prefeito de Canguçu, Gerson Nunes, ressaltou que o município vive um momento histórico. Segundo ele, enquanto a indústria tenta impor o monopólio das sementes, os agricultores promovem um grande evento, resgatando as sementes crioulas e as tecnologias populares. “Dia muito importante para os agricultores produtores de sementes”, na opinião do presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu – Unaic, Santo Pereira. “Com o apoio e incentivo das instituições, nós temos uma grande oportunidade de continuar plantando as sementes crioulas”, concluiu Santo Pereira.
Neste final de semana (05 e 06/10), vai acontecer no Ginásio Municipal de Canguçu, a VI Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares. Na programação está previsto a realização de oficinas de culinária, apresentação de grupos de danças quilombolas, da cultura gaúcha, pomerana, shows de música popular e a tradicional troca de sementes entre produtores rurais.
Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar Regional Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário