NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

02 setembro 2014

Hoje é dia 2 de setembro, terça-feira

-- Trigésima sétima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 245 dias. Faltam 120 dias para o fim do ano. -- Estação: Inverno. --Lua minguante. -- Signo de Virgem. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NELCHAEL e para pedir sua proteção devem rezar o Versículo 18 do Salmo 30.

Pensamento do dia: O amor é a única forma de transformar um inimigo em amigo. (Martin Luther King)

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Esta é a Semana da Pátria, período voltado à reflexão, quando evocamos aspectos fundamentais enquanto nação livre, a fim de conhecê-la profundamente e, em consequência, amá-la. Respeitar. Conviver e defender valores é o que nos torna cidadãos capazes de fazer parte da história nacional. O amor pela Pátria é conhecimento, solidariedade e desejo sincero e atuante de justiça, de ordem e de fraternidade.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 2 DE SETEMBRO - Hoje é DIA DO REPÓRTER FOTOGRÁFICO e DO CINEMATOGRAFISTA - DIA DO FLORISTA .- O mundo comemorou, em 1945, o cessar fogo oficial da Segunda Guerra: Em 2 de setembro de 1945, é a ata de rendição incondicional do Japão que decretou o fim da Segunda Guerra. A luta, sem paralelos em extensão e intensidade, tinha envolvido dezenas de países e milhões de soldados foram mortos, países destruídos e a humanidade chocada pelos rastros que essa contenda deixou, cicatrizes inesquecíveis.

O DIA DE HOJE 2 DE SETEMBRO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1666 – LONDRES – INGLATERRA - Grande incêndio destrói 14.000 casas e 86 igrejas.
1686 - BUDAPESTE – HUNGRIA – É usada pela primeira vez, como arma defensiva, a baioneta (inventada em 1640), iniciativa do Duque de Lorena. Revelou-se excelente meio de combate.
1752 – LONDRES – INGLATERRA - A Grã-Bretanha passou a usar o Calendário Gregoriano, substituindo o Calendário Juliano. Com esta reforma o dia seguinte à Quarta-feira, dia 3, foi Quinta-feira, dia 14 de Setembro. A reforma tinha sido proclamada em 1582 pelo Papa Gregório XIII, mas devido à sua conotação Católica só tardiamente foi aceite pelos países protestantes e ortodoxos.
1792 – PARIS – FRANÇA - Massacres de Setembro, na Revolução Francesa. A chacina de aristocratas, idosos, mulheres e crianças, e de padres, prolongou-se até ao dia 6, e fizeram cerca de 1.200 mortos.
1870 – PARIS – FRANÇA - É proclamada a Terceira República na França, depois da derrota de Napoleão III na guerra contra a Prússia. Durou até 1940, ano em que foi substituída pelo governo do Marechal de França Henri Philippe Pétain, depois que a França foi vencida na II Guerra Mundial.
1945 – ENCOURAÇADO USS MISSOURI – OCEANO PACÍFICO - Militares e representantes do governo japonês assinaram a rendição incondicional do Japão no encouraçado USS Missouri, terminando oficialmente a 2ª guerra mundial, com a declaração de vitória dos aliados, feita pelo Presidente Truman.
Desde o dia 15 de agosto, os japoneses haviam se rendido e a luta em todas as frentes havia cessado
1962 – HAVANA – CUBA - A União Soviética envia armas para Cuba. Quando os mísseis enviados para a ilha foram descobertos, em Outubro seguinte, provocou a Crise dos Mísseis entre os EUA e a URSS.
1986 – AMSTERDÃ – HOLANDA - Três balonistas holandeses completam a travessia do Atlântico norte, no balão Viking Holandês, em 51h14min.
1990 – NOVA IORQUE – ESTADOS UNIDOS -- Entra em vigor a Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 20 de novembro de 1989.

O DIA DE HOJE 2 DE SETEMBRO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1960 – SÃO PAULO – Nasce Arnaldo Antunes, compositor, autor de Ou é (poesia,1983) e Psia (1986).
1961 – BRASÍLIA – O governo promulga a Emenda Constitucional nº 4 (Ato Adicional), instituindo o sistema parlamentar de governo. Teve pouca duração e foi derrubado por um plebiscito nacional.
1970 – PASSO REAL – RIO GRANDE DO SUL - Inaugurada a Barragem de Passo do Real, que alimentará quatro hidrelétricas, com capacidade superior a um milhão de quilowatts.
1975 – RIO DE JANEIRO - A rodovia Rio-Santos abre 320 km, do Rio de Janeiro a Ubatuba.
1980 – OURO PRETO – MINAS GERAIS –
A cidade festeja o reconhecimento do seu centro histórico como patrimônio da humanidade reconhecido e tombado pela UNESCO.
1988 – BRASÍLIA - A Assembleia Nacional Constituinte termina a elaboração da Constituição Brasileira, a mesma que está em vigor hoje.

O DIA DE HOJE 2 DE SETEMBRO, NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1810 -JAGUARÃO - Nasce Joaquim Caetano da Silva, médico, professor, diplomata, cientista, diretor do Arquivo Nacional. Oficial da Ordem da Rosa e Cavaleiro da Ordem de Cristo.
1823 – PORTO ALEGRE - Nasce Manuel Veloso Paranhos Pederneiras, médico, professor, jornalista, deputado provincial, lutou na Guerra do Paraguai. Morreu em 1907 no Rio de Janeiro.
1866 – URUGUAIANA - Nasce Manoel da Costa Leite, militar. Escreveu ‘’Apontamentos históricos sobre o Exército Nacional de Segunda Linha’’. Morreu no Rio de Janeiro em 1959.
1870 – SANTANA DO LIVRAMENTO - Nasce Adalberto Machado dos Santos, professor público, poeta e jornalista. Escreveu o poema histórico REVOLUÇÃO FARROUPILHA, em estilo popular.
1885 - PORTO ALEGRE - Morre o Maestro Joaquim José de Mendanha, autor da música do Hino da República Rio-Grandense, hoje Hino do Estado do Rio Grande do Sul. Soldado aprisionado pelos farrapos, lhe pediram compusesse a música do hino. Tão logo que foi possível, voltou ao Exército Imperial, de acordo com suas convicções pessoais. A música e a letra são admiráveis.
1887 – DOM PEDRITO - Nasce José Cândido de Vargas Freire, engenheiro civil, romancista e poeta.
1911 – CARAZINHO - Nasce Nicolau Mendes, radialista e memorialista.
1925 – SANTA MARIA - Nasce Maria Monteiro Panerai, teatróloga com numerosos trabalhos irradiados em emissoras da capital.
1930 – BAGÉ - Nasce Camilo Aveiro Rocha, jornalista. Escreveu A BARCA DE TÁRSIS, poesia.

SANTO DO DIA DE HOJE, 2 DE SETEMBRO - SANTA DOROTÉIA - Natural da Cesaréia da Capadócia. Sofreu o martírio nas primeiras décadas do cristianismo, durante as perseguições romanas. Santa Doroteia é apresentada com um feixe de margaridas, numa das mãos e na outra, com uma cesta cheia de flores e frutos. É considerada a SANTA DAS FLORES.

O DIA DE HOJE, 2 DE SETEMBRO, NA HISTÓRIA REGIONAL
1912 - TURVO - Inauguração da primeira escola, conseguida através de abaixo assinados.
1913 - CAXIAS DO SUL - Comerciantes querem linha telefônica Caxias a São Sebastião do Caí.
1921 - NOVA MILANO (Farroupilha) - Morre Tommaso Radaelli, chefe de uma das três primeiras famílias chegadas a 20 de maio de 1875. Seu passaporte, em bronze, está na praça da localidade, berço da imigração italiana em nosso Estado.
1927 - CAXIAS DO SUL - Fundada a União Comercial Caxiense, nova entidade representativa comercial, abrindo séria crise na Associação dos Comerciantes, contornada por Adelino Sassi.
1930 - ANTÔNIO PRADO - O Pe. José Ben benze os sinos da matriz, vindos da Savóia, pesando 540, 373 e 308 quilos. Custaram vinte e seis contos e trezentos e noventa mil e quinhentos réis.
1935 - PORTO ALEGRE - O Cônego José Barea, da Arquidiocese de Porto Alegre, é nomeado primeiro Bispo da recém-criada Diocese de Caxias do Sul.
1970 - CAXIAS DO SUL - UCS - Pelo decreto municipal n° 3149, a Universidade de Caxias do Sul é reconhecida como entidade de utilidade pública.

Nenhum comentário: