NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

29 junho 2013

Hoje é o dia 29 de junho, sábado.

--Vigésima sexta semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 180 dias. Faltam 185 dias para o fim  do ano.-- Estação: Inverno.     Lua  cheia.  -- Signo de Câncer. -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO REYEL e devem rezar o Versículo 4 do Salmo 33 para alcançar maior proteção.

Pensamento do dia:  Antes que o mal cresça, corta-lhe a cabeça. 

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – Hoje festejamos o
Centenário de Fundação do Esporte Clube Juventude, que foi fundado em 29 de junho de 1913, por um grupo de 35 jovens caxienses apaixonados por futebol. As cores escolhidas para simbolizar o clube foram o verde e o branco, que permanecem desde aquela época. Em curto espaço de tempo, o clube conquistou uma respeitável solidez esportiva, dominando as competições municipais. Hoje é uma referência nacional em questões esportivas, socais e de integração comunitária, com milhares de torcedores espalhados por todos os lugares. Parabéns aos atletas, dirigentes, torcedores e simpatizantes que construíram este século de vitórias com entusiasmo, alegria e espírito esportivo.  Professor Isidoro Zorzi, Reitor da UCS.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 29 DE JUNHO - DIA DE SÃO PEDRO e DIA DO PAPA , chefe de Estado da Cidade do Vaticano, no centro de Roma e cuja capital é a Cidade do Vaticano. Área: 0,44 quilômetros quadrados. Habitantes: 830. Históricas são as relações cordiais entre o governo e o povo  do Brasil com o Vaticano, inclusive com embaixadas em suas capitais.

O DIA DE HOJE, 29 DE JUNHO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1880 – PARIS – FRANÇA – Divulgado  que a  Ilha de Otaheite no Pacífico, hoje  conhecida como Tahití, era oficialmente anexada à França, pois havia sido protetorado do país desde 1842.
1949 – PRETÓRIA - AFRICA DO SUL -  Governo racista proíbe casamentos de brancos e negros.
1954 – MOSCOU – RÚSSIA - Rússia e França criam  linha aérea regular entre Moscou e Paris

1956 – LOS ANGELES – CALIFÓRNIA -  Marilyn Monroe casa-se com o escritor Arthur Miller. 
1960 –HAVANA -  ILHA DE CUBA - Fidel Castro  nacionaliza a refinaria de petróleo da Texaco.
1966 – HANOI E HAIPHONG – VIETNAME -  Os aviões dos Estados Unidos bombardeiam Hanoi e Haiphong pela primeira vez durante a Guerra do Vietnã.

1967 – NOVA ORLEANS – ESTADOS UNIDOS - A atriz Jayne Mansfield morre aos 34 anos.

1970 – PHNOM PENH - CAMBOJA -  Os americanos encerram sua ofensiva militar ao Camboja.
1971 – GUERRA DO VIETNAME - Tropas sul-vietnamitas iniciam a campanha pela retomada da província de Quang Tri, perdida em maio para as tropas do Viet Cong e Vietnam do Norte.
1974 – BUENOS AIRES – ARGENTINA - Isabelita Martinez de Perón,  vice-presidente, assume o governo do país depois Perón falece. Cabe a Isabelita governar o país no meio de séria crise econômica e política. Em 1976 ela é deposta e presa pelo exército argentino que instituiu no país um dos regimes mais sangrentos de toda a história da América do Sul. 

1990 – VILNIUS - LITUÃNIA -  A Lituânia suspende sua declaração de independência por 100 dias, aguardando negociações por soberania com Moscou.
1994 – CALIFÓRNIA – ESTADOS UNIDOS - O estado da Califórnia autoriza os tribunais de menores a condenar grafiteiros a penas de até dez açoites.               
2000 – ROMA – ITÁLIA  - Morre, aos 77 anos, o ator italiano Vittorio Gassman.

O DIA DE HOJE, 29 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1814 – SALVADOR – BAHIA - Morre Luís dos Santos Vilhena, professor que o Reino de Portugal despachou para o Brasil a fim de ensinar a língua grega.
1860 – FAZENDA DA RESERVA – JÚLIO DE CASTILHOS - Na Fazenda da Reserva, atual Júlio de Castilhos, nasce Júlio Prates de Castilhos, político destacado, constituinte e  presidente do Estado e chefe do Partido Republicano Rio-Grandense. Venceu a Revolução Federalista de 1893-1895.
1870 – SÃO PAULO - Fundação em São Paulo (SP) do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
1895 – RIO DE JANEIRO -  Morre Floriano Peixoto (56), marechal e presidente da República.       .
1942 – SALVADOR – BAHIA – Nasce o compositor Gilberto Gil, que foi Ministro da Cultura do Presidente Lula e exerce militância em favor da cultura afro-brasileira.
1958 – SUÉCIA - Na Copa da Suécia a Seleção do Brasil, ao derrotar o time da casa por 5 a 2, é campeã do mundo pela primeira vez. É o início de uma grande época do futebol brasileiro.
1962 – SANTIAGO DO CHILE -  Na Copa do Mundo no Chile, Brasil torna-se bicampeão mundial ao derrotar a Tchecoslováquia por 3 x 1.                                                                         
1967 – RIO DE JANEIRO - Adelino Magalhães, um dos precursores do Modernismo, recebe o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.                                         
1980 – RIO DE JANEIRO - João Paulo II inicia suja primeira visita ao Brasil

O DIA DE HOJE, 29 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1871 – PORTO ALEGRE - Nasce Pedro Gonçalves Moacir, advogado, político e  orador.
1913 - DIA DO ESPORTE CLUBE JUVENTUDE, fundado em 29 de junho de 1913-Caxias do Sul.
1923 – VACARIA  - Nasce José Paim de Andrade, engenheiro químico e autor publicado.

SANTOS DO DIA DE HOJE, 29 DE JUNHO  - Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, martirizados em Roma, entre 64 e 67. São Pedro, escolhido por Cristo, foi confirmado em sua função de Pastor após ter expiado sua tríplice negação por uma declaração de amor, vindo mais tarde a sofrer um suplício semelhante ao do seu Divino Mestre. São Paulo, cidadão romano, foi decapitado depois de ter sido doutor e arauto do evangelho aos gentios, através da Ásia Menor e da Grécia por trinta anos.

O DIA DE HOJE, 29 DE JUNHO,  NA HISTÓRIA REGIONAL –
1923 - VACARIA - Nasce José Paim de Andrade. Engenheiro Químico.
1925 - VATICANO - O Papa Pio XI abençoa os imigrantes italianos e seus descendentes, empenhados em comemorar os 50 anos da colonização italiana no Rio Grande do Sul.
1933 - CAXIAS DO SUL - Visita a cidade Edgar Maciel de Sá, inspetor do Banco do Brasil, com a finalidade de avaliar o potencial econômico da região colonial italiana.
1936 - CAXIAS DO SUL – Em Conceição da Linha Feijó, morre Cristóforo Randon, imigrante italiano, de Muzzolon, Vicenza.  Culto, íntegro e ilibado, foi uma espécie de juiz bíblico. Deixou esplêndida descendência: foi avô de Raul Anselmo Randon, diretor-presidente de Randon S.A.
1952 - VACARIA - Na festa de São Pedro, o radialista Firmo Carneiro,  lança a idéia da fundação de um Centro de Tradição Gaúcha. Grandes aplausos! A idéia vingou. O CTG Porteira do Rio Grande nasce em 23 de julho seguinte.
1959 - ANTÔNIO PRADO - Fundação do Centro de Tradição Gaúcha Cancela do Imigrante, por iniciativa de um grupo de mulheres, entre as quais D. Lola Della Giustina.
1960 - CAXIAS DO SUL - No centenário de Júlio de Castilhos, titular da avenida principal da cidade, é depositada uma coroa de flores aos pés de sua estátua, na Praça da cidade.
1960 - CAXIAS DO SUL - Inauguração da sede social do CTG Rincão da Lealdade.
1974 - CAXIAS DO SUL - Embaixador da Itália Carlos Enrico Giglioli visitou, em Nova Milano, a Félix Radaelli, último filho do pioneiro Tomás Radaelli.
1991 - CAXIAS DO SUL - Morre Armando Alexandre Biazus. Foi vereador, presidente da Câmara e prefeito de aplaudida administração.
Anexo:  Informe espacial sobre Júlio Prates de Castilhos

FAZENDA DA RESERVA - SÃO MARTINHO – RS - Júlio Prates de Castilhos nasceu em 29 de junho de 1860, na Fazenda da Reserva, antigo distrito de São Martinho, município de Vila Rica, (atualmente Júlio de Castilhos). Era filho de Francisco Ferreira de Castilhos e de Carolina Prates de Castilhos e sobrinho, pela parte da Família Castilhos, de 17 tios e tias que viveram entre São Francisco de Paula e Santo Antônio da Patrulha, entre eles o fazendeiro José Ferreira de Castilhos, o “Cazuza Ferreira”.
            No do seu primeiro dia de aula, Júlio recebeu o apelido de Gaguinho; a gagueira o perseguiria por toda a vida e, dizem alguns historiadores, que suas atitudes ditatoriais nas questões públicas e acadêmicas e no final de sua vida devem-se a esse fato.
            Era advogado, tinha posições positivistas, foi jornalista e republicano, combateu a escravidão, e em1884, empenhou-se na campanha abolicionista no Rio Grande do Sul e escreveu artigos no jornal A Federação. Em 21 de março de 1889, na Fazenda da Reserva, na sua região natal, realizou a Convenção Republicana, ação revolucionária contra os monarquistas. Em 15 de novembro, proclamada a República, o Visconde de Pelotas foi nomeado governador do Estado. Júlio de Castilhos assumiu a pasta dos Negócios do Interior. Em 1890, o Visconde de Pelotas foi exonerado do cargo, Júlio de Castilhos o governo do Estado e indica o General Júlio Frota.
            Até 1893 é nomeado novamente e passa o cargo, e assume legalmente o posto de governador em 25 de janeiro. No dia 6 de fevereiro  de 1893 começa a revolução mais sangrenta do Rio Grande do Sul, e em 23 de agosto de 1895 é assinada a paz de Pelotas.

            Em 12 de março de 1897, visita a região colonial da serra e encantou-se com Caxias, denominando-a “Pérola das Colônias”, o que agradou os caxienses. Nessa mesma época prometeu a ligação férrea até a localidade, o que veio a concretizar-se em 1º de junho de 1910. Ainda em 1897 Júlio Prates de Castilhos recusou-se a suceder Floriano Peixoto na Presidência do Brasil. No dia 24 de outubro de 1903, em casa,  foi submetido a uma traqueotomia de urgência, decorrente de um carcinoma de laringe. Não resistiu à gravidade da doença. 

Nenhum comentário: