Municípios da região sul receberão nos próximos dias R$ 26,1 milhões do governo do Estado. O anúncio dos valores foi feito na manhã desta terça-feira, pelo governador Tarso Genro, durante um encontro com os prefeitos gaúchos no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
Do valor total, 16,4 milhões são recursos da Participação Popular e Cidadã, e serão destinados para a execução de obras e o custeio de projetos eleitos como prioridades pela população para o orçamento dos municípios e regiões. O restante chegará através de financiamentos do Badesul para obras de infraestrutura e compra de maquinários.
"Nós estamos avançando na qualificação das funções públicas do Estado, encarando a realidade de uma crise estrutural que existe a mais de 20 anos. A única forma de sair da crise é investir e crescer, compartilhando com a União Federal e com os municípios tanto as vantagens, como as dificuldades desta luta", disse o governador Tarso Genro.
Esta foi a maior liberação de verbas definidas pelos processos de participação da comunidade da história do Rio Grande do Sul.
Canguçu
O prefeito Gerson Nunes (PT) retorna para Canguçu com a garantia de que R$ 4,7 milhões serão enviados pelo Governo do Estado. O município foi contemplado com um financiamento de R$ 3 milhões, oriundos do Badesul, para investimento em obras de infraestrutura.
A saúde receberá R$ 1,2 milhão para a aquisição de equipamentos e o custeio de serviços prestados pelo hospital do município.
Na educação, serão R$ 122 mil. O valor deverá ser aplicado na ampliação da Escola Técnica Estadual de Canguçu. A construção de uma Casa Lar – abrigo para crianças e adolescentes – também será viabilizada, através da chegada de R$ 144 mil em recursos.
A zona rural receberá R$ 215,4 mil para a construção de cisternas e microaçudes. Já na área de segurança pública, serão R$ 90 mil investidos para a compra de viaturas e equipamentos para a Brigada Militar.
“Estes repasses fazem parte da política adotada pelo Governo do Estado, que investe na infraestrutura dos municípios para proporcionar o crescimento da economia e o desenvolvimento das regiões”, afirma a deputada Miriam Marroni (PT), que acompanhou o anúncio do governador.

Nenhum comentário:
Postar um comentário