NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 março 2013

Hoje é o dia 3 de março, domingo.


-- Décima semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram  62 dias. Faltam 303 para o fim  do ano. -- Estação: Verão. Lua cheia.  --Signo de Peixes.  Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO NEMAMIAH  e4 devem rezar o Versículo 19 do Salmo 113 para obter maior proteção.

Pensamento do dia : Quem promete em obrigação se mete.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL -1959 - CAXIAS DO SUL - Foi inaugurada a Faculdade de Ciências Econômicas, iniciativa da Diocese local, fruto do esforço de um grupo de idealistas, sob a presidência do Bispo Diocesano Dom Benedito Zorzi.   Desde então consolidou sua imagem como  formadora de especialistas em economia, que trabalharam e continuam trabalhando em destacadas empresas locais e regionais.

COMEMORAÇÕES DO DIA DE HOJE, 3 DE DE MARÇO – DIA DO METEOROLOGISTA

O DIA DE HOJE, 3 DE MARÇO, NA HISTÓRIA UNIVERSAL
1879 – WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - Belva Ann Bennett Lockwood torna-se a primeira mulher de profissão advogado  a atuar perante a Corte Suprema dos Estados Unidos.
1918 – SAMSUN – ARMÊNIA  - Toda a população masculina da cidade de Samsun, de maioria Armênia, foi massacrada pelos invasores de crença muçulmana. A Armênia fica ao leste da Turquia, aos pés da Cordilheira de Cáucaso. 
1931- WASHINGTON – ESTADOS UNIDOS - A canção “The Star-Spangled Banner”, de  Francis Scott Key torna-se o hino dos Estados Unidos, o hino mais difícil de ser cantado no planeta
1952 – PORTO RICO - Porto Rico, estado associado aos Estados Unidos da América, aprova sua primeira Constituição redigida por juristas nacionais. 
1918 -  BREST- LITOVSK,  BIELO - RÚSSIA - Após a vitória bolchevique na Revolução de Outubro de 1917, a Rússia abandona a 1ª Guerra Mundial, firmando a paz com  alemães e austríacos em Brest-Litovsk, na Bielo – Rússia  e então  abandona a 1ª Guerra  Mundial.


O DIA DE HOJE, 3 DE MARÇO, NA HISTÓRIA DO BRASIL
1936 – MACEIÓ - ALAGOAS -  ‘É preso, pela polícia, o escritor Graciliano Ramos.  Sobre o episódio escreveu: ‘’Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer... Não caluniemos o nosso pequenino fascismo tupinambá: se o fizermos, perderemos qualquer vestígio de autoridade, e quando formos verazes, ninguém nos dará crédito. De fato ele não nos impediu de escrever. Apenas nos suprimiu o desejo de nos entregarmos a esse exercício.’’ (Memórias do Cárcere, 1955).
1859 – AXIXÁ – MARANHÃO - Nasce ADELINO FONTOURA Chaves. Poeta primoroso, burilador de versos impecáveis, perpassou sua poesia com sensibilidades tropicais. Sua obra  foi recolhida e publicada em volume pela Academia Brasileira de Letras, de cuja cadeira número 1 é patrono.
1897 – CANUDOS – BAHIA -  Morre o Coronel Antônio Moreira César. Militar de carreira, foi Governador do Estado de Santa Catarina. Acreditando estimular os soldados, lançou-se à linha de frente, sem acompanhamento algum. Foi atingido por  bala no ventre, causando-lhe a morte. E a retirada desastrosa da coluna, que comandava.
1907 – BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - Nasceu  Antonio Rufino dos Reis, um dos fundadores da Escola de Samba Portela.
1982 – SÃO PAULO - Fundação da Escola de Samba Leandro de Itaquera. ( São Paulo ) .

O DIA DE HOJE, 3 DE MARÇO, NA HISTÒRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1901 – BAGÉ – Nasce Hipólito Lucena, jornalista, cronista, poeta lírico, regionalista e satírico.
1928 – PORTO ALEGRE - Em 3 de março de 1928, é fundado o Partido Libertador, com elementos da Aliança Libertadora, que apoiara a candidatura de Assis Brasil à Presidência do Estado. Adotou o lema ‘’Representação e Justiça’’. Teve grandes representantes e seus partidários eram conhecidos como maragatos, título de que muito se orgulhavam.

SANTO DO DIA DE HOJE, 3 DE MARÇO - SÃO INOCÊNCIO DE BERZO - Nasceu em 19 de março de 1844, em Niarde, Val Camônica, Trentino (Itália). Após estudos regulares, tornou-se sacerdote e desempenhou várias missões, com dedicação e eficiência. Intimamente, porém, sentia-se insatisfeito. Fez-se capuchinho, internando-se num convento eremitério. Aí encontrou o que seu espírito desejava, ‘’ser santo a qualquer custo. Tinha uma maneira única de se unir a Deus, de acordo com seu temperamento. Seguir o intenso desejo de sacrifício, penitência e ocultamento.’’ Desempenhou os cargos mais humildes e se tornou o coletor de esmolas. Morreu em 3 de março de 1890.

O DIA DE HOJE, 3 DE MARÇO,  NA HISTÓRIA  REGIONAL
1887 - GARIBALDI - Nasce João Antônio Peres. Sacerdote, trabalhou em Mariana Pimentel e Barra do Ouro. Em 1915 tomou posse em Vista Alegre do Prata. Foi Vice-Intendente de Alfredo Chaves e Secretário geral da Arquidiocese de Porto Alegre. Morreu aos 6 de junho de 1955.
1898 - ANTÔNIO PRADO - O Engenheiro-chefe Henrique Cristino da Silva Guerra  solicita a nomeação de um capelão e indica para o posto o Pe. Alexandre Pellegrini, que se encontrava em Nova Trento (Flores da Cunha).
1903 - CAXIAS DO SUL - O Cosmopolita publicava: 'Encontra-se na vila o Major Aureliano Rodrigues de Siqueira, que está acompanhando sete irmãs da Congregação das Irmãs de São José de Chambery.'', vindas de Bento Gonçalves, e que em  Vacaria,  abrirão convento e escola.
1909 - ANA RECH, Caxias do Sul  - Fundação do Colégio Nossa Senhora de Pompeia, pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
1912 - VERANÓPOLIS - Sai o 1º número do jornal ALFREDO CHAVES, semanário,  propriedade do Capitão Lídio Fileto de Oliveira e do Major Eduardo Duarte. Era órgão do Partido Republicano.
1933 - FLORES DA CUNHA - Heitor Curra substitui  o intendente Coronel Artur Gomes Mariante.
1946 - ANTÔNIO PRADO - Valdomiro Bocchese funda o Moinho do Nordeste Ltda.
1957 - CAXIAS DO SUL - Instalação da Escola de Enfermagem ''Madre Justina Inês'', das Irmãs de São José de Chambery, no Hospital Nossa Senhora da Saúde.  Em 1970, a Escola passou a integrar a Universidade de Caxias do Sul.
1972 - CAXIAS DO SUL - Morre o Pe. Maximiliano Franzoi, primeiro vigário da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Era caxiense de nascimento. Foi ordenado em 1932. Foi coadjutor em Antônio Prado e Caxias. Colaborou na construção do Seminário Diocesano local. Foi capelão dos hospitais  Saúde, Del Mese e Pompeia. Repousa no cemitério de Nossa Senhora de Lourdes.

Nenhum comentário: