Fotos: Augusto Pinz
A Secretária Municipal de Educação e Esportes, Ledeci Coutinho, esteve na Câmara de Vereadores atendendo convite da casa legislativa para explanar sobre o projeto de implantação de GPS nos veículos do transporte escolar. A Secretária falou aos vereadores, platéia e responsáveis pelas empresas, da economia que a proposta gera.
Coutinho mostrou, em dados, que o município gasta R$ 9.000.000,00 do orçamento da educação com transporte escolar, destes R$ 6.257,364,95 é destinado ao transporte terceirizado pelas empresas. Um gasto de R$ 31.286,82 por dia com cada empresa transportadora. De um total de 29,21% de gasto com o transporte escolar da SMEE o gasto com transporte terceirizado representa 69,5% deste montante.
"É compromisso da nossa gestão com menos custo ter maior eficiência", revelou. E neste sentido a secretária acredita que a implantação da análise dos roteiros por satélite é a proposta ideal. A análise para pagamento do transporte é feita, até agora, com documentos de controle diário enviado pelo responsável da escola. Para a secretária o modelo não se mostra eficaz, pois, nem sempre o responsável pode acompanhar a realização do itinerário e em dias de chuva, por exemplo, nem sempre é feito o roteiro na sua totalidade.
Ledeci revelou que a equipe da SMEE foi a campo fazer uma pesquisa com o novo sistema. Pegaram como exemplo um roteiro de uma escola de pequeno/médio porte onde o roteiro pode ser feito com 273 km. Nas planilhas desta escola são apresentados 366 km. Isso multiplicado pelo valor pago por quilômetro (R$.161) e os 200 dias letivos da um valor de R$ 117.800,00 para os 366 km apresentados. Na planilha feita com GPS, no mesmo roteiro feito com 273 Km o valor é de R$ 76.314,00, bem menor. Supondo que isso aconteça em 34 escolas, por exemplo, a economia seria de, no mínimo, 22,5%.
Para que acontecesse uma fiscalização melhor no modelo atual seriam necessários contratar 142 fiscais com um custo de R$ 1.741,904,00. Com o GPS os fiscais acompanham da própria secretaria.
O modelo que será adotado em Canguçu já está servindo de exemplo para outros municípios. Tanto que no dia 05 de Fevereiro de 2013 o projeto será apresentado na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).


Nenhum comentário:
Postar um comentário