NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 setembro 2012

O DIA DE HOJE, 3 DE SETEMBRO


Hoje é dia  3 de setembro, segunda - feira. -- Trigésima sexta semana do ano. -- De janeiro a hoje passaram 247 dias. Faltam 119 para o fim  do ano. -- Estação: Inverno -- Lua cheia -- Signo de Virgem.  -- Os aniversariantes de hoje são guiados pelo ANJO IEIAIEL e devem rezar o  Versículo 3 do Salmo 120 para pedir sua proteção.

Pensamento do dia:  Casa arrombada, tranca de ferro.

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL – MENSAGEM DA REITORIA – O ponto alto da Semana da Pátria é 7 de setembro, o Dia da Pátria, assim proclamado pelo decreto nº7 de 20 de novembro de 1934. Em 1969, pela Lei 5.571/69, recebeu a denominação  de Dia da Independência, comemorado nos quatro cantos do Brasil.

COMEMORAÇÕES DE HOJE, DIA 3 DE SETEMBRO  - Hoje é DIA DA GUARDA CIVIL,  DIA DAS ORGANIZAÇÕES POPULARES e DIA DO BIÓLOGO.

O DIA DE HOJE, 3 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA UNIVERSAL
590. ROMA – SANTA SÉ - Gregório I é consagrado Papa (590-604). Reformador da Igreja e da moral eclesiástica, é um dos dois únicos Papas a ter o título de MAGNO.
1189 – LONDRES – INGLATERRA -  Ricardo Coração de Leão, é coroado rei da Inglaterra na Abadia de Westminster. Na Terceira Cruzada,  ele e o sultão muçulmano Saladino, líder dos muçulmanos, assinaram a trégua que liberaria a peregrinação cristã para Jerusalém.           
1759 – LISBOA – PORTUGAL - Carta Régia de D. José I aboliu a Companhia de Jesus em Portugal                   
1783 – PARIS – FRANÇA - EUA, Inglaterra, França e Espanha assinam o Tratado de  Paris, terminando a Guerra da Revolução Americana, com a aceitação pela Grã-Bretanha da independência das treze colónias britânicas na América do Norte e o reconhecimento dos Estados Unidos da América.                         
1939– LONDRES – INGLATERRA - A França e a Grã-Bretanha declaram a guerra à Alemanha, por invadir a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial.  
1943 - SEGUNDA GUERRA MUNDIAL  – O governo italiano, tendo como primeiro ministro o Marechal Badoglio, firma um armistício secreto com os aliados, após os exércitos aliados invadirem a Itália peninsular vindos da Sicília, levando à assinatura do armistício pela Itália.    
1993 – MOSCOU – RÚSSIA - Pelo cancelamento de dívida de 3 bilhões de dólares, o governo da Ucrânia vende à Rússia parte de sua frota no mar Negro e dos 176 mísseis nucleares da antiga URSS.

O DIA DE HOJE, 3 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA DO BRASIL
1759 - LISBOA – PORTUGAL - Lei, em 1760, executada pelo Marquês de Pombal, obrigou  mais de 600 jesuítas da Companhia de Jesus a abandonar o Brasil . Os numerosos bens  foram confiscados e incorporados à coroa por cartas régias de 25 de fevereiro e 5 de março de 1761. Os males ao ensino e à cultura no Brasil nunca foram remediados.
1888 – LAGES – SANTA CATARINA  – Nasce Nereu Ramos, que ocupou a Presidência da República de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956. Constituinte em 1946, foi vice-presidente da República no governo de Eurico Gaspar Dutra, e vice-presidente do Senado em 1955, durante a crise que antecedeu a posse de Juscelino Kubitschek. Ocupou a Presidência por quase três meses na licença de saúde de Café Filho. Em 1956, é nomeado ministro da Justiça pelo Presidente Juscelino.  Morre em 17 de julho de 1958, no exercício do cargo, em um desastre de avião, em Curitiba.
1920 - RIO DE JANEIRO - Pelo decreto 4120, é autorizada a trasladação para o Brasil dos despojos mortais do ex-imperador D. Pedro II e de sua esposa, D. Teresa Cristina.
1939 – RIO DE JANEIRO - A Livraria e Editora José Olímpio, do Rio de Janeiro, lança As Três Marias, de Rachel de Queirós, e a Estrela Sobe, de Marques Rabelo.
1972 – SÃO PAULO - Oitenta e cinco bispos celebraram na praça da Sé, em São Paulo, uma cerimônia em comemoração do Sesquicentenário da Independência do Brasil.
1984 – SÃO PAULO - Decretado estado de emergência em Cubatão depois que partículas sólidas no ar ultrapassaram 875 microgramas por metro cúbico.                                  
1988 – BRASÍLIA - Depois de dezoito meses de trabalho, a Assembleia Nacional Constituinte encerra a votação do texto da constituição.       
1990 – BRASÍLIA - O decreto presidencial nº 99.442 outorga à Biblioteca Nacional o status de Fundação e cria o Departamento Nacional do Livro. (APLB).                                     
1991 – BRASÍLIA - Os presidentes do Brasil e da Colômbia assinaram em Brasília um acordo antidroga para a troca de informações sobre as atividades do narcotráfico.                       
1996 – SÃO PAULO - D. Paulo Evaristo Arns renuncia à arquidiocese de SP. Defensor dos direitos humanos e criador da Comissão de Justiça e Paz, tornou-se arcebispo em 1970 e cardeal em 1973.        

O DIA DE HOJE, 3 DE SETEMBRO,  NA HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL
1836 - REVOLUÇÃO FARROUPILHA - Combate do Passo dos Negros - Bento Manuel investe contra os farrapos, comandados por Onofre Pires da Silveira Canto, no Passo dos Negros, no rio Gravataí. Sustentado o fogo por duas horas, os farrapos retraem-se para a lomba de Tarumã, no acampamento de Bento Gonçalves da Silva. Bento Manuel Ribeiro atravessa o rio Gravataí. Acampa  no Passo da Figueira e junta-se às forças de Xavier da Cunha.
1885 - URUGUAIANA - Nasce Zélia Vilela de Manera, romancista e teatróloga.
1895 - ROSÁRIO DO SUL -  Nasce Derly de Azevedo Chaves, pastor metodista, jornalista, vereador em Porto Alegre, deputado estadual, diretor do Arquivo Histórico.
1901 -SÃO LOURENÇO DO SUL - Nasce João Batista Brauner,  médico, general e escritor.
1901 - PORTO ALEGRE - Nasce Oscar Daudt Filho, advogado, agrônomo, delegado de polícia, presidente da FARSUL, desportista. Publicou obras técnicas sobre a agricultura.
1902 - PORTO ALEGRE - Nasce Athos Damasceno Ferreira, jornalista, poeta, cronista, romancista, crítico e pesquisador. Inteligência luminosa, deixou magnífica produção.
1948 – RIO DE JANEIRO - Morre LEONEL Edgard da Silveira FRANCA. Era rio-grandense,  nascido em São Gabriel. Ingressou na Companhia de Jesus e publicou obras, de grande valor cultural.

SANTO DO DIA  DE HOJE, 3 DE SETEMBRO  – SÃO GREGÓRIO MAGNO, Papa. Nasceu em 540, na família Anícia, de grande prestígio, poder e riqueza. Admirador de São Bento, resolveu transformar as propriedades em mosteiros. Não pôde, entretanto, viver a vida monástica, pois, foi enviado como núncio a Constantinopla. Eleito papa, transformou-se em modelo  de governante. Cuidou de Roma, da disciplina eclesiástica, da liturgia, do canto a que se associou seu nome (canto gregoriano), eliminou a escravidão da gleba, mandou missionários para a Inglaterra. Deixou sábios escritos.

Nenhum comentário: