Um grupo de instrutores do Centro de Treinamento de Agricultores de Canguçu (Cetac) realizou, no período de 14 a 17 de agosto, uma visita técnica aos municípios de Carlos Barbosa, Farroupilha, Tupandi e Nova Petrópolis, na região colonial serrana. O roteiro foi possibilitado pelo Programa Leite Gaúcho da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Além das propriedades rurais, os técnicos visitaram a Cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, e a Piá, de Nova Petrópolis.
Os instrutores da Emater/RS-Ascar que participaram da atividade foram o coordenador do Cetac, Márcio Guedes, e os assistentes técnicos regionais Mara Helena Saalfeld e Luis Adilson Santos. O grupo de doze profissionais contou também com a participação de extensionistas rurais dos municípios de Cristal e Amaral Ferrador. Os municípios da região Sul possuem características semelhantes e estão em um processo de reconversão da lavoura de fumo para a produção leiteira.
Segundo a veterinária Mara Helena Saalfeld, o município de Cristal, em 2007 contava com quatro produtores de leite produzindo 4.000 litros por mês. Após a participação de agricultores familiares no curso de Bovinocultura Leiteira no Centro de Treinamento de Canguçu, naquele mesmo ano, ocorreu um aumento significativo na produção de leite do município. Atualmente são mais de 60 produtores e cerca de 230 mil litros de leite produzidos. Já o trabalho em Amaral Ferrador começou em 2010 com reuniões e palestras e este ano, após os produtores realizarem curso no Cetac em 2011, começou a primeira linha de recolhimento de leite.
O objetivo da viagem foi conhecer uma realidade diferente das propriedades rurais na região da Serra, principalmente, observar a produção de leite em áreas muito pequenas. Além disso foi possível avaliar a valorização dos jovens dentro da atividade, onde são remunerados pelos pais, oportunizando a permanência deles no meio rural.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Nenhum comentário:
Postar um comentário