Atendendo à normativa da Legislação Federal, dentro da Lei do Bem Estar Animal, emitida através do Ministério da Agricultura, o Serviço de Inspeção Municipal da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária - SEMAP, já adotou o sistema em todos os abatedouros do município, informa o secretário Philipe dos Santos.
Por essa medida fica eliminado o uso da antiga marreta no abate de animais, uma vez que pela atual Legislação o abate para fins alimentares desses animais devem ser feitos de forma que não haja sofrimento ou sacrifícios dos mesmos. A Pistola de Dardo, um moderno instrumento é usado com um toque na cabeça que, quase de forma instantânea, sensibiliza o cérebro do animal, abatendo-o sem dor.
A partir da nova orientação pela presente Legislação o município que não se adequar ao novo método poderá ser acionado pelo Ministério Público pelo cumprimento da nova Lei.
A Prefeitura de Canguçu já está usando a nova técnica de abate usada nos países mais desenvolvidos do mundo e tem servido de modelo na Região, sendo que outros municípios vem solicitando as informações da SEMAP quanto aos procedimentos legais para se adequarem à Legislação Federal, segundo o médico veterinário Luiz Gonzaga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário