NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

12 janeiro 2012

Representante da Defesa Civil analisa situação local

Nesta quinta – feira, 12 de janeiro/2012, esteve na Prefeitura de Canguçu, o Major André Genro, da Defesa Civil do RGS/Regional – Pelotas. Ele se reuniu com integrantes da Coordenação Municipal da Defesa Civil que tem como coordenador Márcio Zanetti. Na reunião estiveram presentes o chefe local da EMATER/RS engenheiro agrônomo Ilmes Rosa, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Pedro Adão Squiavon e Philipe dos Santos – secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, representando a Prefeitura, além de Técnicos que auxiliam na elaboração de toda a documentação referente à situação que envolve os danos e prejuízos causados pela forte estiagem que assola também Canguçu, neste verão, com início dos baixos volumes de chuva, a partir do mês de novembro, até o momento e que preocupa o setor produtivo rural. As perdas são expressivas na agricultura e na pecuária, com reflexos em toda a cadeia produtiva.
O major André Genro orientou as lideranças e a própria Prefeitura quanto as formas corretas de preenchimento de todos os laudos necessários a respeito do assunto, como a Planilha de Avaliação de Danos – AVADAN e a Declaração Municipal de Atuações Emergenciais – DEMATI, os quais englobam todos os levantamentos de perdas em razão da estiagem, assim como todas as medidas já tomadas e realizadas pelo Município, em função de situações anteriores. O levantamento técnico das perdas na produção realizado pela EMATER/RS, junto com o Sindicato e SEMAP, é fundamental para a elaboração do AVADAN, segundo as orientações transmitidas pelo major André Genro. Ele explicou, também, que com base nestas informações, o Estado liberará os recursos que forem cabíveis, cabendo depois ao Município justificar todo o encaminhamento que for feito, detalhando onde, como e para quem foram destinados e aplicados aquilo que for recebido, em decorrência do problema. Até sexta – feira deve ser fechada toda a documentação, anexada ao Decreto Municipal de Situação de Emergência, para que seja encaminhada ao Governador do Estado. Como o Governo Estadual está assinando as homologações de forma coletiva, é possível que na próxima semana ele homologue também a solicitação de Canguçu, finalizou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela agilidade do governo municipal, espero que os recursos sejam liberados de forma imediata

Anônimo disse...

Aqui da Cox. dos Campos lembramos que a Mariza quando prefeita em exercício agiu da mesma forma com relação as enchentes que aconteceram.....

Anônimo disse...

que politicagem hem,,, "genro na defesa civil?

ja comecou o nepotismo no estado.

p[o governador!!