É a definição, segundo o dicionário de Língua Portuguesa. De fato, ser professor é uma arte que precisa de habilidade e determinação.
Formar crianças e edolescentes sociáveis e felizes é um desafio nos dias de hoje. Nós professores temos que fazer a diferença, e fazemos com certeza. Há um mundo a ser descoberto em cada criança e de cada jovem. Pais e professores lutam pelo mesmo sonho, tornar seus filhos e alunos felizes, saudáveis e sábios.. Nós, professores, não somos heróis, mas pessoas que sabem que educar é realizar a mais bela e complexa arte da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente.
A geração atual de jovens quer tudo rápido, pronto, sem elaborar, sem batalhas para conquistar. É a geração que não sabe unir disciplina com sonhos, que procura usar processos "mágicos" para lidar com suas frustrações, que tem dificuldades de pensar antes de reagir. Cabe a nós professores, lapidar a mente destes jovens. Educar com amor, pois antes de ensinar, os laços afetivos devem vir primeiro. É difícel? Sabemos que sim! Mas não podemos cair no desânimo e achar que não tem mais saída, porque tem sim. Somos especiais na vida de cada um de nossos alunos, assim como nossos professores também foram nas nossas.
Professores não estão nos jornais e TV, não são o centro de atenções nos noticiários, vivem no anonimato em sala de aula, mas são os únicos que tem o poder de causar uma revolução social. Com uma das mãos eles escrevem na lousa, com a outra, movem o mundo, pois trabalham com a maior riqueza da sociedade: a juventude. Estes, que serão o futuro.
Ser professor é uma arte. Ninguém escolhe ser por acaso, ou por falta de opção, mas porque acredita que através da educação, pode sim, mudar atitudes e conceitos.
Somos sim, muito especiais e por isto quero dedicar esta homenagem, em primeiro lugar à minha primeira professora, minha mãe, que me orientou nesta arte de educar, depois, aos demais mestres que deram continuidade ao meu conhecimento e por fim aos meus colegas professores, que passam pelas mesmas angústias e desafios que a cada dia vivemos. Quero que saibam: SER PROFESSOR, VALE A PENA SIM!!!
Desejo a você, colega professor:
Não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la.
Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.
Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançà-lo.
Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la.
Os frágeis usam a força, os fortes, a inteligência.
Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina.
Pois sonhos sem disciplina pruduzem pessoas frustradas.
Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama.
Augusto Cury
Com carinho, professora Elisane Sigales Bilhalva
E.M.E.F. Euclides da Cunha - Faxinal
2 comentários:
Querida colega Elisane... concordo plenamente contigo, vale a pena ser professor, apesar de todos os desafios sempre haverá o melhor lado da profissão.
Beijos
Andrize
Parabéns Elisane: professora, mestre, exemplo!!
Canguçu e o mundo precisam de mais mestres iguais a ti!!
Postar um comentário