NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

15 setembro 2011

Canguçu lança Plano Safra Municipal 2011/2012

Com a proposta de buscar um alinhamento com os Planos Federal e Estadual, o município de Canguçu ganhou, nesta quarta-feira (14/09), o Plano Safra Municipal 2011/2012. O ato foi realizado no Centro de Treinamento de Agricultores (Cetac) da Emater/Ascar-RS, na presença do prefeito de Canguçu, Cássio Mota, do secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, e de lideranças locais e regionais. “O Plano Safra de Canguçu passa pela assistência técnica ao agricultor familiar, com a finalidade de melhorar os índices de produtividade de culturas fundamentais para o município como o milho, o feijão e a bovinocultura leiteira”, defendeu o prefeito Cássio Mota.
O Plano Safra Gaúcho (PSG) foi apresentado pelo secretário Ivar Pavan como uma política abrangente do Governo do Estado, o qual compreende toda a atividade agrícola e pecuária do Rio Grande do Sul. O Plano é voltado a todos os produtores rurais, com prioridade aos agricultores familiares, pescadores artesanais, assentados, membros de comunidades quilombolas e indígenas. Segundo Pavan, historicamente, o Plano Safra era pensado para garantir crédito, preço mínimo e seguro agrícola. “Acreditamos que isso é importante, mas precisamos avançar e o nosso plano junta o crédito, o preço mínimo e o seguro do governo federal mais o crédito do nosso sistema financeiro estadual, recursos do Estado e um conjunto de programas para auxiliar na diversificação e na profissionalização dos agricultores familiares”, afirmou Pavan.
A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, defendeu a qualificação das cadeias produtivas como um todo. Para ela, a instituição, através do Centro de Treinamento de Canguçu, desempenha este papel e o objetivo é rearticular as potencialidades, aliadas às políticas públicas para promover o desenvolvimento regional.AnistiaNo final do dia, foram entregues as cartas da anistia agrícola aos agricultores que tinham dívidas como o Estado nos programas Feaper, RS Rural e Funterra.
No total, a anistia atendeu 507 beneficiados, somando mais de R$ 2 milhões, para os municípios de Canguçu, Pedro Osório e Piratini. Só o município de Canguçu teve 229 beneficiados com mais de R$ 1,3 milhão.Também compareceram ao evento o diretor-geral da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Eraldo Marques, a gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, o diretor da Agricultura Familiar da SDR, José Batista, representantes de instituições financeiras e produtores rurais.Texto: Marco Medronha e Aline Rodrigues

Nenhum comentário: