O STF (Supremo Tribunal Federal) publicou nesta quarta-feira (24) a decisão que reconheceu a constitucionalidade da lei que criou o piso nacional do magistério. O julgamento aconteceu em abril e alguns governos estaduais e prefeituras estavam aguardando a publicação do acórdão para se adequar à legislação. A lei do piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês. Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187. Quando a lei foi aprovada, cinco governadores entraram no STF questionando a constitucionalidade do piso nacional.
No Rio Grande do Sul, a Secretaria Estadual de Educação acredita que o estado não terá condições de pagar o piso este ano. E talvez nem em 2012. A Idéia e integralizar os vencimentos dos professores com relação ao piso antes do final do governo Tarso. "Vamos pagar gradativamente, de acordo com as condições do Estado", disse o secretário Jose Clovis Azevedo ao jornal Zero Hora.
A Lei do Piso foi sancionada em 2008 e determinou que nenhum professor da rede pública com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais pode ganhar menos de R$ 950 por mês. Com a correção, o valor do piso este ano passou para R$ 1.187.
12 comentários:
..MAS PRA PAGA 21.000,00 P OS DEPUTADOS O ESTADO TEM CONDIÇOES...
MUITO INTERESSANTE A MATÉRIA.
Quero ver a lei ser cumprida.
Chega de termos este mísero salário.
Espero que os profesores sejam UM SER EM EXTINÇÃO, pode ser que ai os governos valorizem esta categoria.
Chega de conversa fiada e dizer que Canguçu é o município que melhor paga seus professores. Isso é mentira.
Colegas professores. Olhem no site da FUNDATEC, Concurso em Sapucaia do Sul, e vejam quanto ganha um professor lá. Acredito que lá o piso já está sendo pago. O nosso pobre salário chega até a ser vergonhoso.
SIMCA e agora?
Vamos estrar com liminar? ou o que será feito?
Não é só o salario que precisa ser recuperado,o respeito e o valor de um professor de verdade tambem,mas isso falando de PROFESSOR,porque tem muita gente que nem esse misero salario mereçe,de qualquer forma não é um problema local é nacional e todos nós devemos nos unir nessa luta.
Minha mãe é professora a mais de 30 anos e falo pq sei... e quem tem um professor em casa sabe o que é. Professor que é professor raramente tem vida própria pq trabalha todo dia e às vezes é necessário trabalhar a noite pq o salário não compensa, e aos finais de semana quando não tem uma atividade "extra classe" tem provas e trabalhos para corrigir, sem falar que cada dia tem que ter criatividade suficiente para prepararar uma aula diferente, que prenda a atenção do aluno. E olha que não deve ser fácil de lidar com uma turma de 20 crianças, se uma já é difícil. E o pior é saber que essa profissão teria que ser uma das mais bem pagas, mas essa não é a realidade. Bom num futuro muito próximo ninguém que queira ser alguém na vida vai se inveressar por essa profissão.
...Se um médico, um advogado ou um dentista tivessem, de uma só vez, 30 pessoas no seu gabinete, todas elas com diferentes necessidades e algumas que não querem estar ali, e o médico, o advogado ou o dentista tivessem que tratá-las a todas com elevado profissionalismo durante dez meses, então poderiam fazer uma ideia do que é o trabalho do professor na sala de aula.
Se nossos professores fossem respeitados, todos os políticos e governantes teriam seus filhos matriculados nas escolas públicas. Políticos gostam, sim, de ver seus filhos estudando nas universidades públicas, depois de terem feito seus estudos e cursinhos em entidades particulares.
Queremos salários melhores já, quem pagar melhor para os professores ganhara as eleições municipais, sem promessas e sim atitude ta falado!
pelo que sei em canguçu o salario pra 40 horas ja é isso a bastante tempo, portanto canguçu ja cumpre
Salário em Sapucaia do Sul é de R$ 2.369,80 40h. com licenciatura Plena aqui é de R$ 1.504,00 mais R$ 220,00 total de R$ 1.724,00 se minhas contas estão certas falta R$ 645,00 anonimo das 5:33 como o salário em Canguçu é igual me responda ou você só ta fazendo média com a Prefeitura.
Ninguém é bobo olha as futuras eleições estão perto.
Estou esperando os caras-pintadas investirem com o "companheiro" Tarso.Quero ver se eles vão com tanta vontade para frente do Piratini protestar, ou será que apenas uma meia duzia de gatos-pingados irão fazer de conta? O CPERGS é uma massa a serviço do PT.
O espertinho das 5:33. Aqui não se cumpre não o PISO NACIONAL.
E mais falando-se em Sapucaia é quase 2.600,00 o salário.
Só pra quem tem ensino médio é 1.000,00 o salário.
Ai se tira uma base.
E tá na hora de atualizar o Plano de Carreira já.
Se o Sec Andrio não der jeito, não bota 200 votos a vereador.
pOrque a prefeito.... sem condições.
Postar um comentário