No dia 01 de julho o Sindica dos Trabalhadores Rurais completa 49 anos. Fundado na localidade da Coxilha dos Campos – 1º distrito, teve como primeiro presidente Frederico Zanetti e a primeira luta foi o reconhecimento do agricultor como um profissional. “ O Sindicato começou fazendo o que deveria ser feito pelo governo”, disse o Presidente do sindicato Pedro Adão Schiavon – durante o programa do Sindicato na Rádio Liberdade AM (Domingos 12h00min), lembrando que na época da fundação do sindicato o governo não cumpria suas obrigações sem atendimento aos direitos básicos dos agricultores. Com os pagamentos das anuidades o sindicato começou a contratar médicos e dentistas oferecendo o serviço aos associados. Até 1968 o atendimento era na Coxilha dos Campos, transferindo-se logo após para a cidade.
O sindicato também foi a primeira entidade a funcionar 24 horas com atendimento a saúde e teve a primeira ambulância levando pacientes para atendimento a Porto Alegre. Em 1971 a conquista de meio salário para os agricultores como aposentadoria é lembrada com carinho, uma das tantas vitórias do sindicato. “Só na constituição de 1988 que se conseguiu aposentadoria com um salário mínimo tanto para homens e mulheres”, revela o presidente Pedro Adão. O salário só foi pago a partir de 1990.
As sementes de milho, com qualidade melhor, com até 200 toneladas para os associados. O serviço de inseminação artificial, pedido de política agrícola diferenciada para o agricultor como o programa “Troca-Troca”, foram bandeiras defendidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu. “Não podemos achar que estas conquistas são eternas. Tem gente querendo mexer no direito dos agricultores”, comenta Pedro Adão. Ele diz que atualmente as lutas do sindicato são para manter os direitos adquiridos. “O agricultor contribui muito com sua produção. Canguçu produz mais de R$ 100 milhões no fumo e o governo fica com 70%. O milho vale R$ 7 milhões. Ainda temos o leite, aves, gado. O governo arrecada muito e diz que os pequenos agricultores não contribui”, desabafou. Ele lembra que a vigilância dos agricultores tem que ser constante para manter seus direitos.
As lutas de anos atrás continuam. Mudam as batalhas mas a guerra é a mesma. A defesa do agricultor. Parabéns aos agricultores que mantém o sindicato dos trabalhadores rurais do maior minifúndio do país. Capital da Agricultura familiar.
Um dos grandes líderes do sindicato foi Geraldo Pegoraro. Confira o blog http://www.geraldopegoraro.blogspot.com/ e saiba mais sobre o sindicato e a trajetória dele.
Um dos grandes líderes do sindicato foi Geraldo Pegoraro. Confira o blog http://www.geraldopegoraro.blogspot.com/ e saiba mais sobre o sindicato e a trajetória dele.
3 comentários:
Parabens ao Sindicato que cosolidou-se como uma das mais importantes entidades do nosso município. O Trabalho realizado pelos senhores Frederico Zanetti, Ciro Garcia do Amaral, Mario Carniato, Geraldo Pegoraro cosolidou um dos maiores patrimônios de classe do nosso país. É referência dentro do movimento de trabalhadores rurais.Sua força trouxeram grandes conquistas que no passado eram tidas como utopia.Conheci o Zanetti, Amaral e o Pegoraro. Passaram por muitas provações. Venceram a mentalidade da época. Lemdro de outros com Anselmo Ceron Juvencio Amaral enfim um pequeno grupo que se multiplicou e construiram a história.
MEUS VOTOS DE FELICIDADE E SUCESSO AO NOSSO SINDICATO. NOSSO PORQUE VIVE COM NOSSAS CONTRIBUIÇÕES. EU SOU UM QUE PAGO PONTUALMENTE MINHA ANUIDADE COM MUITO PRAZER. ME ORGULHO DE SER SÓCIO E AGRICULTOR. MEUS PAIS CONSEGUIRAM SUA MERECIDA APOSENTADORIA GRAÇAS AO TRABALHO DO NOSSO SINDICATO.
outr grande lider foi Mario Carniato... não se esqueça dele!
Postar um comentário