NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

13 julho 2011

José Fernando de Matos Mota

JOSÉ FERNANDO DE MATOS MOTA, nasceu aos cinco dias do mês de dezembro de 1948, filho de Valpirio Mota e Odete de Matos Mota, natural de Canguçu, pai de uma filha Fernanda, avô de – Maria Eduarda, Ana Luiza e Felipe.
Teve toda sua vida ligada ao setor público municipal, ingressou na prefeitura municipal ainda jovem, tendo exercido durante várias décadas o cargo efetivo de contador, sempre com zelo impar pela coisa pública, traço marcante da sua personalidade.
Após sua aposentadoria do cargo de contador, permaneceu na vida pública, passando a ocupar cargos em comissão, tendo exercido os cargos de: Secretário Municipal de Finanças, da Administração e de Transportes, Trânsito e Obras Públicas, na administração Odilon Mesko e Cássio Mota.
No ano de 2008 optou pela participação mais efetiva na política ao candidatar-se a vereador pelo Partido Progressista com número 11.113, tendo sido eleito vereador com 1. 128 (um mil cento e vinte e oito votos).
Na Câmara Municipal, além de vereador foi membro atuante e presidente da Comissão de Finanças, Economia, Orçamento, Planejamento, Fiscalização e Controle, nos três exercícios. Integrou a Mesa Diretora da Câmara nos três anos nos cargos de: segundo e primeiro vice presidente.
JOSÉ FERNANDO DE MATOS MOTA, o Zé Fernando, político de personalidade forte, com posições firmes e coerentes com seus princípios, independente das cores partidárias. Conquistou o respeito não apenas de seus companheiros políticos, mas de adversários e da comunidade, aos quais, sempre tratou com respeito de forma firme, clara e transparente.
JOSÉ FERNANDO em tempos que a política esta desacreditada, deixa como legado: uma vida pública invejável, impar e o profundo respeito pelo uso e aplicação do erário público.



Acima, encarte da administração municipal 1997-2011 quando Zé Fernando foi Secretário de Transportes.
Imagem: reprodução. arquivo pessoal/Augusto Pinz

13 comentários:

Anônimo disse...

Exemplo de cidadão e de político a ser seguido e jamais esquecido. Lamentável seu falecimento!

Anônimo disse...

Zé, odiado por alguns, querido por muitos. Não conhecia a figura do insubstituivel, mas olha que eu conheci, a frente da Secretaria de Transportes, Trânsito e Obras muitas coisas fez, e que saudade aquela Secretaria numca mais foi a mesma. De temperamento forte, mas também tinha um coração enorme quando alguém precisava. Que Deus te ilumine, estarei aqui orando por você, fica em PAZ...

Anônimo disse...

Realmente, uma pessoa de temperamento muito forte, mas com um enorme coração.
Sempre tratou muito bem os mais humildes, mesmo quando não era vereador.
Para quem irá substituí-lo na câmara, fica uma enorme responsábilidade.

Anônimo disse...

era rigido com os funcionarios mas ce alguem presizava dele ele sempre procurava a ajudar ce a estrada estava ruin, zé fernando arrumava. era bem conhecido por ter um temperamento forte, mas estava sempre disposto a ajudar o povo.descande em paz

Anônimo disse...

Acredito que a sociedade canguçuense,
hoje mais do que lamenta a perda desse homem que além de exemplo político com sua honestidade também perdeu um cidadão de coração enorme que estava aí para ajudar à todos em em meio ao seus trabalhos extras da política e da administração.
Transmito aqui minhas condolências e também minha dor pela sua morte.

Anônimo disse...

Os bons, além de serem poucos, se vão primeiros.

Condolências a família do Zé.

Anônimo disse...

Muita tristeza por essa perda!!! Descanse em paz Zé Fernando

Anônimo disse...

E LAMENTAVEL SUA PERCA, POIS ERA UM POLITICO SERIO E HONESTO E ACIMA DE TUDO UM PESSOA MUITO HUMANA, INFELIZMENTE SE FOI TAO CEDO MAS DEIXA LEMBRACAS E UM CAMINHO A SEGUIR NA POLITICA PENA QUE SAO POUCOS QUE O SEGUIRAM.FICA EM FAZ!!!

Anônimo disse...

ze fernando sempre dizia que vagabundo malandro com ele nao se qriava por isso muitos nao gostavao dele mas ele era pelo certo funcionario era pago para trabalhar e ele cobrava serviço a secretaria de obras numca mais foi a mesma sem ele que perda fica com deus meu chefe e meu amigo

Anônimo disse...

SEU ZÉ FERNANDO LENBRO QUANDO FUI ATÉ A SUA SALA E DISSE QUE QUERIA ME AFILIA MAS LENBRO TAMBEM QUE DISSE QUE SÓ QUE IRIA FASER ISSO SOMENTE POR O SENHOR POIS PRA MIM VEREADOR COMO O SENHOR NAO TEMOS MAIS SÓ SE NACER NOVAMENTE POIS VO ME DESFILIAR NOVAMENTE POIS SINCERIDADE PRA MIM COMO VEREADOR SÓ CONHECI COM Ó SENHOR POIS NUNCA FOSTE DE ENROLAR NIMGUEM POR ISSO MUITAS VESES ERAS MAL INTENDIDO; POIS VEREADOR COMO O SENHOR SÓ SE NACE DE NOVO CASO COMTRARIO NAO TEM MAIS. EU SEI ZÉ QUE A ONDI ESTIVERES VAIS ESTAR ALHANDO PRA TODOS AQUELES QUE NAO GOSTAO DE SER INGANADO E POR SEUS FAMILHARES E COM MUITA TRITESA QUE ESCREVO ESSAS LINHA FICA COM A FORÇA SUPERIOR UM GRANDE BEIJO NO TEU CORAÇAO;

Anônimo disse...

Infelismente por seu comportamento explosivo,por vezes exagerado e tentar fazer a coisa certa, liquidou sua saude tentando endireitar a politica, mas a politica jamais sera correta sempre tera suas falcatruas e malndragesns, pra entendela entre nela e vera como é a coisa, é um puxa daqui leva pra lá, da um jeitinho a quaquer custo pra coisa funcionar.

Anônimo disse...

Canguçu perdeu um grande homem que poderia tornar nosso municipio uma potencia mas morreu como Tancredo um heroi.

Anônimo disse...

O tempo passa e a saudade aumenta meu grande amigo! Foste exemplo de carater dignidade responsabilidade honestidade e bondade. Obrigada por ter sido o meu amigo Zé.