O Blog Canguçu Em Foco está ganhando mais uma colaboradora: Carla Felcher.
Carla é Professora da Rede Municipal de Canguçu, Tutora a distância do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPEL (UAB) e professora e coordenadora de cursos de especialização na área da Educação. Mestra em Políticas e Gestão da Educação/CLAEH.
Seu primeiro texto é "Falar Sobre Educação".
Vamos falar sobre educação? Mas, pensando bem, o que é educação? Educação entre duas pessoas, por exemplo, você e eu, pode ser concebida de maneiras distintas, o que é natural se considerarmos a nossa diversidade cultural, nossas crenças, valores, o meio em que estamos inseridos e a nossa própria subjetividade.
Foco cada vez maior de políticas públicas e da atenção da sociedade, a educação formal (aquela da escola) alcançou o status de instrumento essencial de acesso ao conhecimento, construção da cidadania, ascensão social e inserção no mundo competitivo contemporâneo.
Considerando a relevância, a atualidade e a complexidade do assunto, tão presente em nossas vidas, é que convido você, leitor, a acompanhar esta coluna que passará a ser publicada quinzenalmente aqui nesse espaço. Questione, sugira, discuta. A educação precisa de pensadores, precisa de discussão, de mais atenção.
3 comentários:
Belo texto parabens!
Parabéns amiga!!!
Proporcionastes à nós, visitantes do blog, uma excelente leitura sobre um dos temas mais discutidos atualmente.
não vejo a educação formal como ferramenta de avanço social, o que deveria ser, mas de direcionamento para interesses políticos. Me culpo em ser tão pessimista, mas também tento enxergar a luz no fim... "tudo dá certo, se ainda não deu certo é pq não chegou o fim!" Carla, continue lutando, talvez o vazio de nossas carteiras na metade do mês tenha ao menos oxigênio para encarar nossos "sem luz" na sala de aula.
Postar um comentário