NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

01 julho 2011

Falar sobre Educação...

O Blog Canguçu Em Foco está ganhando mais uma colaboradora: Carla Felcher.
Carla é Professora da Rede Municipal de Canguçu, Tutora a distância do Curso de Licenciatura em Matemática da UFPEL (UAB) e professora e coordenadora de cursos de especialização na área da Educação. Mestra em Políticas e Gestão da Educação/CLAEH.


Seu primeiro texto é "Falar Sobre Educação".
Vamos falar sobre educação? Mas, pensando bem, o que é educação? Educação entre duas pessoas, por exemplo, você e eu, pode ser concebida de maneiras distintas, o que é natural se considerarmos a nossa diversidade cultural, nossas crenças, valores, o meio em que estamos inseridos e a nossa própria subjetividade.
No entanto, uma coisa é certa: ninguém escapa dela. Estamos educando e sendo educados a todo instante, em todos os lugares, nos lares, nas ruas, nos bares... A educação não está exposta nas prateleiras do comércio para ser adquirida, tampouco é obtida por meio de receitas, menos ainda é sinônimo de modismo ou belas teorias. Mas é sem dúvida, essencial a qualquer indivíduo, fundamental ao desenvolvimento de qualquer nação. Sem educação, não há evolução. Ela é capaz de desenhar uma nova realidade, uma nova sociedade. Nas palavras do grande pedagogo brasileiro Paulo Freire: “Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental ela pode”.
Foco cada vez maior de políticas públicas e da atenção da sociedade, a educação formal (aquela da escola) alcançou o status de instrumento essencial de acesso ao conhecimento, construção da cidadania, ascensão social e inserção no mundo competitivo contemporâneo.
Considerando a relevância, a atualidade e a complexidade do assunto, tão presente em nossas vidas, é que convido você, leitor, a acompanhar esta coluna que passará a ser publicada quinzenalmente aqui nesse espaço. Questione, sugira, discuta. A educação precisa de pensadores, precisa de discussão, de mais atenção.

3 comentários:

Anônimo disse...

Belo texto parabens!

Valesca disse...

Parabéns amiga!!!
Proporcionastes à nós, visitantes do blog, uma excelente leitura sobre um dos temas mais discutidos atualmente.

Ainda quero fazer a diferença disse...

não vejo a educação formal como ferramenta de avanço social, o que deveria ser, mas de direcionamento para interesses políticos. Me culpo em ser tão pessimista, mas também tento enxergar a luz no fim... "tudo dá certo, se ainda não deu certo é pq não chegou o fim!" Carla, continue lutando, talvez o vazio de nossas carteiras na metade do mês tenha ao menos oxigênio para encarar nossos "sem luz" na sala de aula.