O que uma massa de ar? Uma massa de ar se define como um volume de ar de grande extensão cujas propriedades físicas, sobretudo temperatura e umidade, são uniformes. Seu tamanho cobre em geral centenas e inclusive milhares de quilômetros quadrados, verticalmente pode atingir espessuras de vários quilômetros, e suas características são conferidas pelo contato prolongado sobre extensas áreas oceânicas ou continentais.
Como se deslocam? O ar está em constante movimento devido às diferenças de pressão atmosférica entre um local e outro. Com este movimento, o ar tenta igualar as pressões, transportando dos pontos de maior para os de menor valor. Ao passar por um determinado ponto, a massa de ar em movimento encontra a massa de ar local e interage com ela, alterando o estado do tempo neste lugar. Como a temperatura do ar varia de um local para outro, devido às diferenças da incidência da radiação na superfície, são formadas áreas de alta e baixa pressão atmosférica, que fazem as massas de ar se deslocar. Elas vão de áreas com menores temperaturas, onde a pressão atmosférica é alta para áreas de maior temperatura, onde a pressão atmosférica é baixa. É importante ressaltar que as massas de ar não se misturam, a que tem uma densidade maior “empurra” a outra. Por isso é comum em determinados dias termos uma variação do tempo, muitas vezes é uma massa de ar se sobrepondo sobre a outra atuante até então na região.
Classificação das massas de ar: As massas de ar se classificam segundo sua temperatura (determinada por sua posição sobre o globo: polar, tropical ou equatorial) e pela umidade do ar (continental ou marítima). Existem vários tipos de massas de ar: polar continental, polar marítima, tropical continental, tropical marítima, equatorial tropical, entre outras.
Atualmente o Rio Grande do Sul está sob influência de uma massa de ar polar oriunda da região nas proximidades da Antártica, ela se desloca rumo ao norte da América do Sul, passando por Argentina e Uruguai, até chegar ao nosso Estado. Tem como característica um ar seco e com poucas nuvens, o que traz uma garantia de tempo bom por alguns dias.
Douglas da Silva Lindemann
Mestrando em Meteorologia Agrícola
Departamento de Meteorologia Agrícola
Universidade Federal de Viçosa-MG
Fone: (31)8581-8602
Nenhum comentário:
Postar um comentário