Com mais de 53 mil habitantes o município de Canguçu não possui uma guarnição do corpo de bombeiros. A situação preocupa os moradores do município e também as autoridades. Por isso a Câmara de vereadores realizou uma audiência pública com representantes dos bombeiros para cobrar a instalação do serviço no município, por indicação do vereador Gérson Nunes (PT).
Major Petry explicou a platéia o que é necessário para implantação. Fotos: Augusto Pinz
Estiveram presentes a deputada estadual Miram Marroni (PT), o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), o prefeito Cássio Mota (PP), além de diretores de entidades do município e os vereadores. Representando os bombeiros esteve o Major Petry que apresentou um balanço de todo o processo para implantação da guarnição em Canguçu desde o começo.
Segundo Petry Canguçu hoje precisaria de, no mínimo, 22 bombeiros. Evetivo inexistente na corporação, um prédio apropriado que também não foi construído na cidade por falta de recursos da Prefeitura. De certo apenas a liberação de um caminhão, através de trabalho do deputado Pedro Pereira (PSDB). Este caminhão será entregue até final de junho deste ano. A Princípio iria ficar em Pelotas, mas a pedido dos vereadores e do prefeito existe a possibilidade de ser entregue diretamente para responsabilidade do município de Canguçu. “Com o caminhão aqui ficaria mais fácil de buscarmos recursos para a construção do prédio e dos materiais operacionais”, revelou o prefeito Cássio Mota (PP).
O Município dispõe de um Fundo de Reequipamento Bombeiros (FUNREBOM) - Leis nº 2.825/2006 e nº 2.833/2007 - mas que até o momento não começou a ser utilizado. Uma conta no Banrisul será aberta e uma comissão para acompanhar a implantação do corpo de bombeiros em Canguçu será criada.
Ainda segundo Petry, para que até 2012 Canguçu recebe um corpo de bombeiros é necessário o trabalho em conjunto das forças políticas do município, tanto deputados, vereadores, secretários e prefeito. Ele indicou um plano de trabalho com o seguinte cronograma:
Aquartelamento (2011)
Previsão orçamentária materiais (2011)
Aquisição materiais (2012)
Formação efetivos BM/PM (2012)
Inauguração (2012)
Modelo sugerido do prédio que custaria R$ 400.000,00. O Prédio seria construido ao lado da Brigada Militar (BM).
Hoje, de 21 municípios atendidos pela regional que abrange Canguçu, apenas 5 tem corpo de bombeiros e existe uma defasagem de 113 bombeiros para o atendimento.
Em Abril o blog trouxe informações de reunião realizada em Pelotas sobre o tema. Clique aqui e confira



3 comentários:
No meu modesto entender Canguçu não precisa de Corpo de Bombeiros. Nos precisamos sim é do caminhão de bombeiros. E pelo que sei este caminhão esta comprado atraves dos recursos da Consulta Popular.
Então a solução é simples. Entrega-se o caminhão para a Prefeitura, que ira manter o caminhão em condições de operação com a nossa brigada de incendio, que diga-se de passagem se mostrou muito competente no caso do BigHaus. Se por ventura acontecer um incendio os nossos bombeiros irão atendendo e aciona-se o Corpo de Bombeiros de Pelotas que em carro pequeno em 30 minutos estarão em Canguçu.
Esta minha sugestão não tras custos para o municipio nem para o estado e atende as nossas necessidades. O que não podemos admitir que seja erguido um elefante branco e seja jogado la dentro 20 funcionarios publicos pagos com o nosso dinheiro para esperar que aconteça um incendio.
O que esta sendo proposto é a politica do pra que facilitar se da para complicar! São politicos loucos por uma inauguração.
E isso não é o que nos queremos.
Ao meu ver Corpo de bombeiros apesar do custo não é elefante branco como anônimo acima disse. Só quem da valor ao trabalho destes heróis é quem na hora precisa deles, não se esqueça um dia pode ser sua casa a pegar fogo anônimo. Sobre a brigada de incêndio de louvável o trabalho deles mas sem nenhuma segurança e treinamento e equipamentos o que coloca em risco a saúde e a vida destas pessoas que em prol da solidariedade arriscam sua vida. Sobre Dinheiro a Prefeitura, Governo do Estado e o Governo Federal botam tanto dinheiro fora em muitas besteiras que não contribuem para nada sem falar o que desviam em beneficio próprio que este valor não é nada. Corpo de Bombeiro sim para Canguçu já!
Cumpre esclarecer que a prefeitura ira auxiliar apenas na construção do prédio, o pessoal e as despesas serão por conta do Estado! Mas independente de valores a serem gastos exsitem recursos da prefeitura para: diárias muitas desnecessárias, para comprar carro novo pro prefeito passear(tá chegando), secretários passeando com carros fora do horário de trabalho! Ai não tem crise? Mas para salvar vidas e patrimônio dos camguçuenses que pagam os impostos e sustentam essa mordomia existe DINHEIRO? E mais vivem dizendo que a prefeitura tá bem é só propaganda?
Postar um comentário