NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

16 maio 2011

Audiência debate alternativas para fumicultura

O Auditório da Câmara Municipal de Vereadores de Pelotas recebeu, na tarde desta segunda-feira (16), uma audiência pública para debater alternativas a produção de fumo na Zona Sul. Estiveram presentes representantes de oito municípios da região. A audiência contou com a presença de uma representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Christiane Belizanni, que apresentou dados e informações relativas a outras culturas que podem ser desenvolvidas nas pequenas propriedades. A proposta da reunião é de autoria do vereador Ivan Duarte (PT).
Christiane começou dizendo que a monocultura é preocupante para as pequenas propriedades e que a diversificação é fator importante para boa lucratividade dos produtores rurais. Agregar valor a produção, reduzir custos adequando fatores de produção, organização em redes com cooperativas e associações, flexibilidade para enfrentar incertezas de clima e mercado, foram temas que apareceram no debate. Ela ainda disse que não se pode comparar a produção de fumo e sua rentabilidade com culturas como milho e feijão. “O Tomate, sim, dá um bom rendimento para o pequeno produtor até cinco vezes mais por hectare”, comentou.
Segundo a representante do MDA o governo não tem intenção de inviabilizar a produção de tabaco, diferente do que se fala. Ela revela que existem, sim, restrições contra o cigarro, e neste sentido as ações devem aumentar. “O cerco ao cigarro está fechando”, revelou, mostrando dados que revelam que de 1989 até 2010 ocorreu uma diminuição de 20% no consumo de cigarros e a expectativa é que haja ainda mais diminuição, em torno de 1% ao ano. “Não há nada contra a produção de fumo. Se tiver produção para 500 anos e tiver quem compre pode seguir produzindo”, revelou.
Na audiência ocorreu a apresentação do programa de aquisição de alimentos (PAA). Para Belizanni é dever dos agricultores cobrar das administrações municipais que as prefeituras comprem alimentos da agricultura familiar para este programa e para o programa de merenda escolar. “É lei, 30% da merenda escolar tem que ser da agricultura familiar”, comentou, revelando que o PAA também é lei e deve entrar na pauta de trabalho dos municípios para fomentar a agricultura local, apoiado nos pilares do desenvolvimento sustentável, segurança alimentar, diversificação produtiva e de renda, participação social e parceria. Dos 496 municípios gaúchos apenas 41 municípios participam do programa para aquisição de alimentos.
Fotos: Augusto Pinz
Dados do MDA revelam que 66% dos municípios do Rio Grande do Sul produzem fumo e a produção nacional está 94% nos estados do Sul do país. Canguçu teria 8.900 hectares de fumo plantado. O município receberia R$ 515.160,00 do Funda Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE). “Os agricultores tem que pedir para os prefeitos, vereadores, para que esse dinheiro seja investido na agricultura familiar”, falou.
REPRESENTANTES DE CANGUÇU
Os vereadores Gérson Nunes (PT) e Wendel Vilela (PTB) estiveram presentes no evento, além de representantes da Secretaria de Agricultura. Vilela usou da palavra durante o encontro para lembrar das consultas públicas da ANVISA que geraram grande temos nos produtores. “Falam que o governo não é contra mas, por fora, fica inventando algumas medidas prejudiciais”, falou. Ele lembrou ainda que existe muita pressão nos agricultores que plantam fumo mas que os mesmos estão contentes com os rendimentos da cultura. “Hoje os agricultores tem uma boa condição de vida justamente pela produção de fumo”, disse. Sobre a questão dos malefícios, Wendel comentou que os agrotóxicos da produção de alimentos também fazem mal e cobrou campanhas contra o álcool, que segundo ele, matam muito mais do que o cigarro.

4 comentários:

Anônimo disse...

ESSA TATUZONA DESSA CHRISTIANE FALOU SÓ NO RENDIMENTO DE 5 VEZES MAIS O RENDIMENTO DO TOMATE EM RELEÇAO AO FUMO.
PORQUE NAO FALOU TAMBEM QUE O CUSTO DO HA. DE TOMATE ESTÁ EM TORNO DE 18 À 25 MIL REIAS, E QUE A MAO DE OBRA É MUITO MAIOR, E TAMBEM A APLICAÇAO DE AGROTÓXICOS NO TOMATE É EM TORNO DE 8 VEZES MAIS. SEM FALAR QUE SE UMA SAFRA DE TOMATE NAO DER CERTO O COLONO QUEBRA.

Anônimo disse...

Até que um dia o Wendel falou algo de significativo, o álcool mata muito mais que o fumo e sem falar que um bêbado é um perigo para outras pessoas. É engraçado também, quando todo mundo fala em liberação da maconha, querem dar um jeito de acabar com a produção d tabaco.

Anônimo disse...

mas tambem alem do tomate, existem outras alternativas...

Anônimo disse...

8:54 am,
quem nao entende nada do assunto,
FAVOR, NÃO SE MANIFESTAR!!!!
OBRIGADO PELA ATENÇÃO!!!!!!!