Dentro de algumas horas iniciam as celebrações do tríduo pascal, três dias para aprofundarmos nosso pensamento e reflexão, sobre o período doloroso, que Nosso Senhor Jesus Cristo viveu, para enfim vencer a morte (Mt.28,6).
“Celebrar o sagrado tríduo pascal da paixão e ressurreição do Senhor, é celebrar a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus que o Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a nossa morte e, ressuscitando, renovou a vida. É a páscoa nossa festa, centro do ano litúrgico e fonte que alimenta a nossa vida de fé. Na vitória de Jesus, saboreamos a nossa própria vitória sobre as forças da morte que imperam neste mundo. Animamos uns aos outros a assumir com garra e gosto a causa da vida, até que a páscoa definitiva, a libertação completa, aconteça no reino de Deus.”
“A Páscoa da Ceia – quinta-feira: Ao celebrar a ceia do Senhor, proclamamos o mistério da cruz de Cristo, no qual reside a ‘nossa glória’. Ceamos com ele e lembramos os gestos de amor de Deus quando tirou nossos pais da terra do Egito. É participar da páscoa da ceia. É sentar junto com Jesus para celebrar a páscoa de seu povo. É deixar-se lavar os pés pelo Senhor e dele receber o mandamento novo, tornando-nos assim testemunhas de tudo o que ele nos entregou e deixou. É comer e beber o seu corpo e sangue entregue por nós. Celebramos a páscoa de Jesus Cristo que se manifesta na ceia da aliança que o Senhor instituiu em sua memória”. “A Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa Glória: nele está a nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou (Cf.Gl 6,14).”
A páscoa da Cruz – sexta-feira: Quando celebramos a sexta-feira da páscoa do Senhor é lembrar ‘o dia em que o esposo foi tirado’. É cantar a ação de graças pela doação da sua vida a nós e pela vitória da ressurreição que o Pai lhe deu. À luz da sua vitória contemplamos as suas chagas e tornamos presentes e tornamos presentes as dores e martírios de todos os oprimidos da terra, de todos os crucificados da história, nos quais a santa páscoa continua. Celebramos esta páscoa da cruz, recebemos força para sermos fiéis a nossa missão, confiantes na vitória que o Pai nos dá. Adoramos o Cristo e comungamos do seu corpo, recebemos força para viver da esperança e da vitória que nasce da Cruz.
A Páscoa da Ressurreição – Sábado: “Celebrar a vigília pascal é celebrar ‘a mãe de todas as vigílias’, noite santa na qual renascemos. É celebrar em plena escuridão, o resplendor de uma luz que não se apaga. É proclamar as maravilhas que o Senhor fez desde a criação do mundo, passando pela libertação dos Hebreus até a páscoa nova do Senhor Jesus. É retomar o alegre, aleluia! Da vitória do Cristo sobre o mundo com todas as suas opressões e sobre a morte. É beber com alegria a água da vida, renovando os nossos compromissos batismais e batizando na vida nova de Cristo novos membros de nossas comunidades. É celebrar a ceia do cordeiro sem mancha, nossa páscoa, comendo do pão duro, sem fermento, com os corações sinceros e contentes, assumindo com mais totalidade o compromisso com a causa do reino. Celebramos a páscoa de Jesus Cristo, ‘solenidade nova e universal, festa do coração, assembleia de toda a criação, alegria e honra do universo. ’”

Nenhum comentário:
Postar um comentário