Desta feita, estiveram reunidas, diversas delegações de pequenos agricultores, sindicalistas, lideranças das mulheres agricultoras, de Canguçu e da Região, integrantes da Regional/Sul da FETAG. O Grito da Terra Regional, teve como anfitrião, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canguçu, com apoio da Prefeitura Municipal de Canguçu e outras entidades. Na mobilização que teve como ponto de partida e organização da caminhada, a partir do Monumento Ao Colono, na Av. 21 de Abril, estiveram presentes várias lideranças, Prefeito, Secretários Municipais de várias pastas, Presidentes de Sindicatos, liderados pelo presidente local Pedro Adão Schiavon, o qual fez a motivação inicial para o início da caminhada, assim como prefeito Cássio Mota que conclamou os presentes a participar com entusiasmo do movimento. Estiveram presentes, também, Deputados representando a Assembléia Legislativa, assim como da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (FETAG), através da assessores Maria Evani Borba e Mateus Garcia, ambos da FETAG/Regional-Sul, padre Luiz Boaro, pároco local da Igreja Católica. Ao longo da Rua Gal. Osório, até o palanque da praça Dr. Francisco Carlos dos Santos, lideranças abordaram as dificuldades enfrentadas pelo setor e de suas reivindicações. Já no centro da cidade, vários pronunciamentos foram feitos, de forma a fortalecer as lutas da agricultura de forma geral: uma política de melhor acesso a terra, questões ligadas ao programa Suasa, que trata sobre facilidade de comercialização de produtos da pequena indústria familiar rural (agro-negócio), com liberdade para comercializar além fronteira dos municípios, melhores condições de acesso aos programas de saúde para o homem do campo, incluindo a Emenda 29 (cuja aprovação ainda está pendente) no Congresso Nacional, melhoria no crédito agrícola, além das questões envolvendo o endividamento dos agricultores e situações referentes ao Código Florestal e problemas envolvendo a fumicultura nas áreas produtores, entre outros. O prefeito Cássio Mota, referiu-se aos problemas, enfatizando a necessidade de união de todos, em favor da agricultura, da qual depende o Brasil, como fonte de riqueza e de alimento pra todos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário