NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

18 abril 2011

Famílias da Nova Gonçalves preparam Agroindústria

Nove famílias de moradores da localidade da Nova Gonçalves - 2° distrito de Canguçu, estão batalhando pela conclusão das obras para a construção de um local para colocação de uma agroindústria que irá trabalhar com cana-de-açucar, produzindo cachaça, e com frutas na produção de doces.
Foto: Augusto Pinz/Canguçu em Foco
Na manhã desta segunda-feira (18) acomapanhamos o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Nilson Norenberg (PTB), que foi até o local. A Prefeitura Municipal tem colaborado com a doação de tijolos, cimentos, maquinário, e outros meios para que a agroindústria comece a funcionar logo. Hoje (18), os agricultores pediram que a secretaria intervisse na aquisição de caixas d"agua, canos de cimento, abertura de cacimbas, cimento e terraplanagem. O Secretário Nilson prometeu buscar apoio junto a Secretária de Obras para atender aos pedidos. "Estamos buscando incentivos para este tipo de negócio no interior do nosso município", revela o secretário.
Os agricultores ainda revelaram que pretender montar um esquema de reaproveitamento da água que fará o resfriamento dos equipamentos, para evitar o desperdício. Uma iniciativa  louvável, em tempos de conscientização ambiental.

12 comentários:

Anônimo disse...

Isso é bom, é dinheiro que fica no município, ao invés de enchermos a cara com cachaça paulista, vamos encher a cara com cachaça daqui, ai até bêbado vai dar lucro para o município, isso é bom!

Anônimo disse...

Acredito, que iniciativas como estas são uma das alternativas contra a exploração das grandes empresas multinacionais, como por exemplo as fumageiras, que por exeplo exploram os agricultores e levam o lucro para fora do pais, também e uma iniciativa que vem debater novas alternativas de renda para os agricultores ainda mais localizada numa região onde predomina o plantio do tabaco. Acredito que muita coisa se tem a fazer é um projeto novo mas se tudo der certo como planejado será muito importante para o desenvolvimento da região e do municipio.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa, isto que
que tem acontecer em Canguçu.
Iniciativas como essa devem ser
apoiadas pelas autoridades.

Unknown disse...

Louvaveis tais iniciativas, pois, não se deve esperar que só os outros tomem as iniciativas, ou esperar que o poder publico gere emprego, é obrigação nossa fazer algo, pois eu, estou aposentado faço a minha parte, estou fazendo loteamentos, regularizações, construçoes, para cada posto de trabalho ocupado por uma pessoa é mais um desempregado a menos, infelismente quem manda no nosso país é a burocrcia, se as coisas fossem menos complicados com certeza teriamos menos dezempregados, se as leis beneficiassem o gerador de empregos, pelo contrário, antes mesmo de gerar um posto de trabalho, quanto se paga, quanto se caminha.....

Anônimo disse...

Mais um vez o MPA, incentivando o desenvolvimento dos pequenos agricultores. Parabéns a comunidade pela persistencia e ao Movimento pelo projeto em desenvolvimento.

Anônimo disse...

Da onde vão tirar a cana,se não tem nem um pé plantado,ou talo de fumo tambem serve?

Anônimo disse...

Sobre o comentário das 10:57 am, os caras reclamam que não produzem outra coisa pq não tem para quem vender, agora tem para quem vender, é só produzir a cana, uma coisa tem que sair antes da outra, mais ou menos como a história do ovo e da galinha, parabéns pela iniciativa dos caras.

Anônimo disse...

O pensamento do anônimo das 10:57 é pequeno e mesquinho... todos sabem que pra colher é preciso plantar primeiro, e com certeza esta família já deve ter em mente isso... é cada uma que aparece!!!
É bom p/ as pessoas se ligarem que nem só de fumo vive este município, existem "N" possibilidades que podem dar certo.

Anônimo disse...

O importante é que essas Famílias estão dispostas a fazer dessa Agroindústria uma forama de rentabilidade e o Secretário Nilson está acreditando por ter essa visão empreendedora,por isso essa parceria entre Prefeitura e essas famílias.Eu aprovo totalmente esse tipo de iniciativa.Augusto como a gente faz pra ir até lá?

Marcos Protzen disse...

Os comentários são bem interessantes. Vou imprimir e levar para o grupo (que faço parte) para servir de motivação.
O projeto é uma parceria MPA/COOPERFUMOS/ELETROSUL e agora Prefeitura Municipal que também tem ajudado bastante.
Quem quiser conhecer melhor o projeto ou até mesmo fazer uma visita, pode entrar em contato comigo pelo email: protzenmarcos@gmail.com; ou pelo telefone: 81228476.

ariel disse...

11:14 PM N possibilidades é uma coisa dar certo é outra bem diferente;um exemplo foi a mamona, que ia ser o top da agricultura, e agora onde está?
ficamos na torcida para que a história da cana seja bem diferente.
pois o comércio é garantido. basta esperar os lucros.

Anônimo disse...

Ariel; falei em "N" possibilidade, se dá certo ou não, não dá para saber agora, mas o importânte é tentar, se não deu certo com a mamona, quem sabe com a cana de açucar de certo.