Estamos diante de uma situação alarmante com as perspectivas de nossa vida na agricultura. Os Agricultores adquiriram uma estrutura para produção em suas propriedades, através dos incentivos para a produção com financiamentos tendo os juros subsidiados como o PRONAF. Investiram na produção de grãos, leite, frutas, hortigranjeiros, porém grande número de propriedades investiu na fumicultura de forma integrada, com a promessa de mercado e renda garantida.
Em anos anteriores os agricultores foram incentivados pelas empresas fumageiras, a aumentar a produção de fumo. As empresas precisavam aumentar a produção para suprir a demanda de mercado. Além dos financiamentos de tratores e máquinas, também foram convencidos, pelas empresas, em investir em estufas modernas, porém com auto custo financeiro. As referidas unidades de cura e secagem são usadas exclusivamente para secagem e cura de fumo e muitas delas dependem de maior consumo de energia elétrica.
Mas, hoje ocorre à redução do preço pago pela arroba do tabaco, a indústria utiliza-se do artifício da classificação para pagar menos. A indignação aumenta a cada ano, diante desta prática cruel de desvalorização do produto. Há evidentes sinais de semi-escravidão na relação produtor indústria, de um lado os produtores rurais sucumbem aos endividamentos e a fragilização de suas estruturas econômicas e até familiares, na convivência com uma redução drástica do preço do fumo; e de outro a indústria que se impõe com uma prática desleal na relação com o trabalhador.
Responsabilizar a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pela crise no setor fumageiro equivale a levantar uma cortina de fumaça para encobrir os reais motivos do empobrecimento dos agricultores, pois, sabe-se que cerca de 90% da produção nacional é voltada ao mercado externo. O que há é uma excelente safra, mas, nada que justifique a queda do preço que ultrapassa a casa dos 30% em relação aos valores praticados em 2010, a não ser uma exploração brutal dos agricultores para assegurar o sobrelucro da indústria.
Os trabalhadores rurais exigem medidas urgentes, por parte da indústria, com relação aos preços pagos pelo fumo, ao endividamento dos agricultores, a forma de classificação e a formação de monopólio por parte das empresas.
Diante do exposto exigimos:
- A compra de toda a safra de fumo, sendo esta de responsabilidade das empresas fumageiras, uma vez que incentivaram o aumento da produção em anos anteriores;
-Melhoria do preço, pois, os agricultores estão recebendo valores inferiores a safra passada e inferior ao custo de produção.
- Diminuir o numero de classes para 14, com isso, melhorando a classificação e garantindo o acompanhamento aos agricultores durante a classificação.
- Exigimos que a classificação do fumo deva ser feita na propriedade, pois a mesma quando acontece na empresa muitas vezes não é condizente com os padrões das classes pré-estabelecidas.
- Fim dos arrestos da produção e das hipotecas de terras.
- Revisão dos atuais contratos, excluindo clausulas abusivas e incluindo novas clausulas garantindo um maior equilíbrio contratual e estabelecendo uma nova relação entre os produtores de fumo e as fumageiras.
E por fim reiteramos nossa posição em defesa da agricultura familiar produtora de alimentos e diversificada, por isso, exigimos dos governos Federal, Estadual e Municipal, maiores investimentos e subsídios para as famílias da agricultura familiar, continuarem cumprindo sua missão de produzir alimentos saudáveis para o povo brasileiro.
Assinam a nota pública:
UNAIC – União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu.
COOPAL – Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite da Região Sul.
Cooperativa UNIÃO - Cooperativa União dos Agricultores Familiares de Canguçu e Região.
MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.
MST – Movimento Sem Terra.
10 comentários:
Parabéns pela fantástica iniciativa, realmente estão de parabéns!!!
Gostei! Também acredito que as Indústrias fumageiras devem estar adorando estas manifestações que ocorrem contra as Consultas da Anvisa, assim, não são encomodadas com manifestações por melhor preço, que deveria ser o foco real. A exploração vai continuar...
A UNAIC exigindo alguma coisa?
Por que não exigiram do governo Lula a compra das mamonas que foram produzidas como grande alternativa para a pequena propriedade.
A Coopal? e as Amoras onde estão?
MST? Onde ficam os produtos produzidos nos assentamentos de Canguçu?
E esses outros se dizem movimentos de classe só para terem "direito " a repasses e benesses do Governo Federal.
Por favor senhores leitores, tem gente que tem que começar a trabalhar e deixar de viver de manifestações por regalias.O problema do Brasil é esse poucos a produzir e muitos a darem idéias furadas.
Agricultura familiar não é só fumo, acredito até que a maioria dos agricultores de canguçu, não plantão fumo, possuem criação de animais, leite, sorja, milho, feijão, batata, frutas, verduras, e outros alimentos.
Portanto, está defesa incontestavel das autoridades de nosso município, deve ser revista, pois de fato, devemos produzir não só o que dá lucro, mas tudo aquilo que mantem a vida, e não colabora para diminuir a qualidade de vida as pessoas e gera morte precoce. Por um novo mundo, sem drogas licitas e ilicitas.
2:08 pm, GRANDE LEMBRANÇA, TEM MUITA GENTE QUE SABE E NÃO ESQUECEU DESSES FATOS DESASTROSOS, AGORA FICAM AÍ DANDO UMA DE SENHORES DA VERDADE.
ALGUÉM DE BOM CENSO.
Esta iniciativa demontra que são poucos que defendem os agricultores e batem nas empresas escploradoras. Parabéns!!!
-Companheiros. A mobilização realizada aqui e em outros municípios foi direcionada a contrariedade as ações da ANVISA avalisadas pelo governo Federal e a omissão do Estadual à uma questão que envolve a sobrevivência de toda uma cadeia produtiva.
-Concordo que as industrias estão explorando por demais nossos produtores mas neste momento crucial devem andar de mãos dadas.
-Lamento que a nota tente defender a ANVISA, e de igual forma a ausência das entidades citadas na manifestação.
-Neste momento devemos deixar de lados nossas convicções partidárias e nos unir. Temos que ter foco. Ai depois de vencermos essa batalha contra as medidas da ANVISA voltaremos a luta por outras conquistas. O que não podemos fazer de maneira alguma é termos duas ou mais bandeiras fazendo cabo de força.
Então meus guris, caiam na real tá. Essa de revolucionário já era. Vocês estão perdendo espaço e apoio popular a cada ação furada como a presente.
Tem uma turminha aí que só lembra da mamona, porque não tem o que criticar. Estas entidades aí são organizações populares... porque não cobram da administração que ta aí algum projeto contundente para a agricultura de Canguçu, são uns abutres que só se lembram dos agricultores em vésperas de eleições... vão ver como estiveam as estradas nesse período, vão verificar se alguém recebe uma ajuda da prefeitura.
Tem mais é agradecer por estas entidades repassarem políticas públicas as famílias por eles atendidas: MPA - centenas de casas construidas; Coopal - pegando leite, as vezes menos de 10 lt, de pequenos agricultores excluidos pelas outras cooperativas, UNAIC - beneficiando produtos dos agricultores, operando o PAA, distribuindo sementes... MST - fazendo a luta pela terra (prefiro 1.000 famílias assentadas produzindo só para seu sustento, do que uma com 20.000 ha que tem algumas cabeças de gado e se diz produtivo e ainda compra sua alimentação bem longe daqui).
Att
o comércio de canguçu esta muito iludido pessoal,porque se não fosse os fumicultores mais da metade do nosso comércio quebraria,novas culturas são uma boa alternativa,mas fazem a conta ,um produtor chega a arrecadar por safra +de 40mil enquanto os produtores de milho e feijão não conseguem nem vender seus produtos e quando conseguem mal da pra comer o ano todo,o dinheiro que gira no nosso comércio querendo ou não e do fumo,fumo ninguém quer mas o dinheiro que vem dele ai todo mundo quer,muitas pessoas vão perder seus trabalhos com o fim do fumo e não so os pequenos os grandes também porque mais da metade dos repasses da prefeitura vem dos impostos do fumo...pensem pessoal quem e contra o fumo e contra a si mesmo,porque só fuma e consome cigarro quem quer e se não tiver aqui com certeza vira de outro lugar...
afinal qual é a de vocês??? Sinceramente eu não entendi. São defensores das medidas da ANVISA???
Postar um comentário