NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

31 março 2011

Anvisa recebe 165 mil formulários da consulta sobre o fumo

Posição do setor foi entregue nesta quarta-feira ao presidente do órgão

Durante audiência realizada em Brasília nesta quarta-feira(30) com representantes do setor do fumo, a ANVISA manifestou sua posição a respeito das consultas nº 122 e nº 117 que impões restrições a produtividade da fumicultura brasileira, o que afeta principalmente o RS. O Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP), que não vem medindo esforços para reverter a situação junto ao governo acompanhou a audiência, onde foram apresentados à Agência 165 mil formulários da consulta, com opiniões de produtores contrários ás medidas que incluem a proibição de aditivos que podem simplesmente interromper a produção do fumo tipo Burley, uma das principais culturas dos fumicultores.

“Me parece que o presidente da ANVISA, Dirceu Barbano, demonstra que a mobilização está pesando no encaminhamento da questão, ao avaliar que o reflexo econômico não foi bem dimensionado pelo órgão”, diz Jerônimo.

Após o encerramento do prazo nesta quinta-feira (31) a consulta será concluída e os técnicos farão levantamento, enviando parecer para direção, que tomará a decisão.” Não podemos parar a mobilização. Tenho certeza que vai pesar na decisão final e o Governo será sensível a um setor que tanto representa na economia nacional. Para mim ficou claro que ANVISA não dimensionou o aspecto sócio econômico ao fazer consultas e não quer criar precedente de cancelar o levantamento por pressão. Deverá construir uma saída para o problema que causou”, completa o parlamentar.

Os parlamentares da bancada gaúcha também atuaram nesta quarta-feira (30) junto a Casa Civil do Governo para expor tecnicamente os prejuízos da manutenção da medida, pendido que as iniciativas previstas nas consultas nº 112 e nº 117 sejam suspensas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Mas que falta de conscientização!!!!
Essas consultas não tem nada a ver com a proibição do plantio de fumo,são relacionadas À propaganda do produto.
O povo deveria se unir e pedir o apoio desses políticos para reivindicar seus direitos junto às empresas fumageiras,isso sim!!
A proibição do plantio ou consumo não acontecerá,uma vez que isso movimenta a economia de muitos municípios,como Canguçu e Santa Cruz.
Vamos reinvidicar pelos direitos dos pequenos agricultores,especificamente,dos fumicultores!

Anônimo disse...

As fumageiras manipulam o povo que nem se dá de conta, eles querem as pessoas na rua reclamando para poderem fazer publicidade, induzem o povo a protestar, enquanto o povo pensa estar protestando por uma coisa, mas na verdade estão protestando por outra sem saber.

Anônimo disse...

Com certeza,anônimo das 2:26!
O que está acontecendo é uma distorção de informações.A questão não é ser a favor da Anvisa ou da proibição do cultivo de fumo e sim, ser a favor DA AGRICULTURA FAMILIAR,da vida desses fumicultores que trabalham muito e não tem o reconhecimento e a valorização que deveriam ter,por parte do poder público e das fumageiras.
Lamentável situação!