A cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. A cada cinco pessoas que morrem, entre 20 e 30 anos, quatro são homens. Homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. Homem que se cuida não perde o melhor da vida. Pesando nisso, a Emater/RS-Ascar, juntamente com a prefeitura de Pedras Altas e a Secretaria de Saúde, promovem, no próximo dia 02 de setembro, uma palestra direcionada à saúde do homem.
O evento acontece na Associação Lagões e São Diogo, a partir das 14h. Os temas abordados serão: andropausa, doenças cardiovasculares e problemas da próstata. No Brasil, os problemas cardiovasculares estão entre as principais causas de morte - e entre os homens a incidência é maior. A prevenção pode ser feita com consultas a especialistas e exames periódicos para controle dos fatores de riscos, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros.
A palestra será ministrada pelo médico Alexandre Zanúncio, do programa Estratégia da Saúde Familiar de Pedras Altas. Uma enfermeira estará presente no local, aferindo a pressão gratuitamente. A programação ainda contará com uma palestra sobre Crédito Rural com os técnicos da Emater/RS-Ascar do escritório municipal. No encerramento, será servido um café colonial.
A extensionista de Bem Estar Social da Emater/RS-Ascar, Viviane Dutra, destaca que esclarecer a população sobre os cuidados com a saúde é de extrema importância, tendo em vista que muitos homens não procuram ajuda médica por vergonha ou por medo de um diagnóstico das doenças. “A prevenção é imprescindível também para o público masculino”, diz.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Um comentário:
Parabéns pela iniciativa!
Deveria servir de exemplo em outros municipios, reduzir essas estatisticas significa qualidade de vida das familias que estão campo, muitas vezes as pessoas não procuram os recursos por falta de exclarecimento.
Postar um comentário