NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

30 maio 2010

LPT em Canguçu destaque no Diário Popular

O Jornal "Diário Popular" deste Domingo (30) traz em sua capa destaque para a cidade de Canguçu e o programa "Luz para todos", do Governo Federal em parceria com o Estado.
Confira a reportagem de Tânia Cabistany:

Com 4.304 unidades consumidoras cadastradas e 4.217 atendidas, Canguçu, com o maior número de minifúndios, é a cidade que mais aderiu ao Programa Luz para Todos (PLT) no Estado. As 87 restantes são inscrições novas, ainda por serem atendidas, afirma o gerente Regional Sul da CEEE, Manoel Francisco Britto. Como o programa encerra apenas em 31 de dezembro deste ano, até lá ainda serão aceitas inscrições.
No ranking dos municípios de maior adesão ao programa, na área de abrangência da Gerência Sul da CEEE, Piratini está em segundo lugar com 1.575 cadastrados e 1.496 atendidos. Pelotas está em terceiro, com 1,2 mil inscritos e 1.101 atendidos. Britto diz que o melhor PLT é o da Regional Sul. Só este ano foram 320 inscritos. Na área da Gerência Sul foram 8.167 inscritos e resta ligar 319 unidades.



O governo federal lançou o PLT em novembro de 2003 com a meta de levar energia elétrica a mais de dez milhões de pessoas do meio rural. Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás e executado pelas concessionárias de energia elétrica e cooperativas de eletrificação rural, o Luz para Todos teve investimento inicial de R$ 20 bilhões.

A União destinou R$ 14,3 bilhões e o restante foi partilhado entre governos estaduais e as empresas de energia elétrica. Os recursos federais são provenientes de fundos setoriais de energia - a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e a Reserva Global de Reversão (RGR).

O mapa da exclusão elétrica no país revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nas localidades de menor Índice de Desenvolvimento Humano e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários - mínimos e 80% estão no meio rural.

Durante a execução do programa novas famílias sem energia elétrica em casa foram localizadas e, em função do surgimento de um grande número de demandas, o PLT foi prorrogado para até o final deste ano.

Nenhum comentário: