NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

03 dezembro 2009

Prefeito de Sponheim visita a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de SLS

Na manhã da última quarta-feira o Prefeito de Sponheim (Alemanha), Michael Behrgof, esteve na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul. O encontro foi realizado com o Secretário Zelmute Oliveira, o Pastor Breno Kuhn, Marimônio Weingärtner, responsável pelo projeto de realização de vinhos e vinícolas no município, o Secretário de Turismo de Canguçu, Nilson Nörnberg e Paulo Ricardo Lopes, representando a Secretaria de Educação Olanda Krolow, também de Canguçu.
Foram falados temas como a boa relação e a parceria afinada que Sponheim tem com São Lourenço do Sul, o crescimento no segmento de restaurantes e comércio de origem alemã e a produção de vinhos e vinícolas com mudas italianas e francesas com características alemãs. O projeto, que tem o intuito de abarcar 25 famílias por município, visa a implantação de viveiros de uvas em propriedades de agricultores familiares, que se dispunham a se envolver no projeto de produção de vinhos através da plantação e formação de vinícolas em São Lourenço do Sul. Em Canguçu, 8 familias já foram contempladas com o projeto.
Também foi falada a intenção de Canguçu estreitar laços com São Lourenço, fazendo do Caminho Pomerano uma rota regional e estabelecer relações com Sponheim. Canguçu pretende resgatar a origem alemã de seu município para intercâmbios, abertura de museus e incentivo à adoção da língua alemã nas escolas.
O Prefeito de Sponheim recebeu um presente do Secretário de Turismo, Indústria e Comércio Zelmute Oliveira lembrando o sesquicentenário da colonização alemã-pomerana em São Lourenço do Sul. Após o encontro o Prefeito Michael Behrgof, que está desde o dia 23 de novembro no município e fica até o próximo dia 8, visitou o interior da cidade e as famílias que fazem parte do projeto de implantação de viveiros de uvas.

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Nilso epero que continue com essa visão de trazer desenvolvimento e diversidade de produção para o municipio. E de pessoas com pensamentos novos que a população precisa .

Anônimo disse...

Mas ah dona Olanda!!
Estás representando muito bem a secretaria de Educação e Esportes.
Te adoramos!
Beijos, alunos Pólo CLMD - Canguçu

Anônimo disse...

estes comentários é pura políticagem para o nilso.

Anônimo disse...

Q homem da cara bem nojenta esse Nilson!!! Só presta pra tirar fotos e fazer propaganda com o serviço dos outros, pq viajar d um lugar pra outro e tirar fotos qualquer um faz, quero ver se realmente ele mete a cara no serviço!!!! Jura que vai t eleger pra alguma coisa nas próximas eleições né!!!

Anônimo disse...

No inicio não acreditei muito no Nilson, mas o cara ta fazendo muito com quase nada. Só não ve quem não quer

Anônimo disse...

Valeu Nilson,mostra que além do belo trabalho que tu faz á frente da sec. de turismo na nossa cidade,Tu estas bem integrado com toda região,não da bola pros invejosos e segue fazendo esse magnífico trabalho.

Anônimo disse...

Pois é que belo trabalho presta o sr.Nilson,100 ele a Prefeitura ñ andaria,essa foi uma das acertadas do Prefeito;ja imaginaram uns 04 Nilson.,ta loco iria ser um dos municípios + desenvolvidos do País, siga assim que o sr. com toda a tranquilidade será o próximo Prefeito de Canguçu. Conte com o meo voto.

Anônimo disse...

Bah! Quanta babação! Porque não colocam o nome para ele fazer uma visitinha pessoalmente? hi hi hi

Anônimo disse...

Em respeito ao comentário das 6:21PM, parabens pela sua inteligência!!!hi hi hi.

Anônimo disse...

Ao caro amigo 3:23 PM
Só MEO mesmo!!!! hahaha
Vai ser escrever direito MEU!!!!! hahaha