NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

04 novembro 2009

Comissão aprova execução obrigatória do Hino Nacional nas escolas

A Comissão de Turismo e Desporto aprovou na quarta-feira (28) proposta que torna obrigatória a execução diária do Hino Nacional Brasileiro no início das atividades escolares. A regra, prevista no Projeto de Lei 4627/09, será válida para escolas dos níveis fundamental e médio.

A proposta define também outras ocasiões em que o hino deverá ser executado: abertura de sessões cívicas; início de atividades desportivas; início e encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão.

O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), recomendou a aprovação da proposta, com emendas. Ele especificou as atividades esportivas em que o hino será tocado: aquelas organizadas por entidades coletivas que integram o Sistema Nacional de Desporto ou com a interveniência de órgãos da administração pública. O objetivo da mudança, explicou, é evitar que o hino tenha que ser executado em qualquer atividade, mesmo aquelas de natureza particular ou informal.

O relator suprimiu ainda trecho do projeto em que previa a mesma exigência para as cerimônias religiosas a que se associa sentido patriótico, por misturar Estado e religião, contrariando o espírito laico do Estado democrático brasileiro.

Para o autor da proposta, deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), a execução do hino nessas ocasiões pode ampliar o conhecimento e a divulgação da letra e da música do hino.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-4627/2009

FONTE AGÊNCIA CAMARA
Foto: Elton Bonfim

7 comentários:

Anônimo disse...

Ah! Agora a educação vai melhoar, com certeza!!

Anônimo disse...

Nada que é imposto dá certo. Temos é que fazer nossas crianças se orgulhar da pátria que temos. Não é por seus pais não saberem votar, colocando estes políticos safados e pilantras que aí estão, fingindo nos representar, que elas (crianças) devem não importar-se e desejarem um futuro melhor. Nosso país é jovem e ainda estamos aprendendo. Um dia acertaremos na escolha de nossos representantes, se Deus quiser. Lembrando: Ano que vem haverá eleições. Pensem antes de votar em seus filhos e netos. Devemos começar já a mudança. Bom voto.

Anônimo disse...

No colégio Aparecida ja é cantado o hino semanalmente, meu filho estuda lá.

Já disse...

Não sei se a educação vai melhorar, mas pelo menos cria uma disciplina que os pais não dão e a escola se ve obrigada a ensinar. Muitos problemas q ocorrem hoje é pela falta de respeito e disciplina que não são ensinados em casa, por pais irresponsáveis e sem condições de educar um filho.

Anônimo disse...

Tudo o que é imposto e mal visto. Ninguém se orgulha de uma Patria dirigida por canalhas, com uma polícia corrupta. Cantar o hino apemnas pra cumprir protocolo é ridículo. O hino é um símbolo da Patria e deve ser cantado por quem se orgulha de sua nação.
TODAS AS ESCOLAS cantam o hino, mas as crianças nem sabem o que estão fazendo senão não cresceriam sem respeito do jeito que estão hoje.

Anônimo disse...

Os pais não dão limites a seus filhos. As crianças fazem o querem em casa e não respeitam os pais, quando chegam na Escola, querem ffazer a mesma coisa, não o menor respeito. E tudo que acontece com jóvens e adolescentes é culpa da escola. Acho bom cantar o hino nacional, mas isso vai mudar o comportamento em que? quanto aos governantes a gente escolhe o menos pior. Tem que haver gente boa com passado, para candidatos.

Anônimo disse...

To contigo Afonso e não abro, esse é o cara!!