NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

28 outubro 2009

28 de Outubro - Dia do Funcionário Público

Em 1808, com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, formou-se o embrião daquilo que seria a máquina administrativa estatal.

São, portanto, duzentos anos de funcionalismo público. O Brasil se tornou independente, virou império, república. E lá estavam os servidores. Governos e governantes vieram e passaram, e os funcionários permaneceram. Tanto na ditadura quanto na democracia, a imensa máquina pública brasileira jamais deixou de funcionar.

O cargo de funcionário público sempre foi muito cobiçado. A cada novo concurso, milhares de candidatos buscam uma vaga em instituições federais, estaduais e municipais. Apesar disso, o serviço público, de um modo geral, é visto como ineficiente por boa parte da sociedade. Garantias como a estabilidade no emprego tornam difícil demitir maus funcionários, contribuindo para a imagem depreciativa do paletó na cadeira. Mas a história mostra que são estes funcionários, na verdade, os grandes responsáveis pela manutenção e organização dos serviços prestados pelo poder público, em qualquer nível.

Em 1943, o então presidente Getúlio Vargas institui o 28 de outubro como o Dia do Funcionário Público, através do Decreto-Lei Nº 5.936.

Em 1990, com o surgimento do novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais - Lei 8.112 - a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.

Por toda sua história, a homenagem do site Canguçu em Foco a todos servidores públicos.

Amigo servidor, deixe seu comentário dizendo: Há o que comemorar neste dia?
Texto: Fonte - PortoWeb


PREFEITO PARABENIZA FUNCIONÁRIOS
O Prefeito Cássio Mota (PP) enviou nota aos meios de comunicação parabenizando os funcionários públicos do município de Canguçu. Para ler na íntegra, CLIQUE AQUI!

11 comentários:

Anônimo disse...

Hoje, dia do funcionário público municipal, quem foi até o nosso local de trabalho nos parabenizar pelo nosso dia foi a vice-Prefeita Mariza, que por sinal, retribuimos a ela os parabéns porque ela acima de tudo também é funcionária municipal. Palavras bonitas não quer dizer nada, o papel aceita tudo. Acredito que a grande maioria dos funcionários que tiveram a oportunidade de trocar uma ou duas palavras com a Mariza ficaram felizes, assim como eu fiquei.

Anônimo disse...

Anônimo das 6.07, que bom que vc gostou da visita da Mariza, enquanto ela visita as secretarías e deveria fazer isso mais seguido, não uma vez por ano, o Prefeito certamente estava trabalhando, procurando alguma maneira de aumen tar a arrecadação do Municipio, pagar o salário do funcionalismo e cumprir com os compromissos da prefeitura que são muitos.

Anônimo disse...

Realmente, achei muito bonito o gesto da vice prefeita nos parabenizando pessoalmente, acho que isso nos faz sentir um pouquinho valorizados,é muito bonito enviar nota para os meios de comunicação, mas infelizmente na hora de recebermos as nossas reposições salariais a conversa muda completamente. Então , nesse dia de hoje nao temos nada p/comemorar....

Anônimo disse...

Será que o prefeito estava trabalhando? Será que ele não estava agendando alguma viagem para Brasília ou Porto Alegre, porque é isso que ele mais sabe fazer, viajar, viajar e viajar... tá quase igual aquele presidente (viajando henrique cardoso), afinal, um dinheirinho a mais de diária é bom!!! faz bem para o bolso dele. Parabéns aos funcionários públicos e que bom que voces tiveram a visita da vice prefeita. Ela está chegando... (Não sou funcionário), mas gostei da atitude dela.

Anônimo disse...

Quanto as viagens do prefeito: Gostaria de saber se o dinheiro das passagens e diárias (hotel, restaurante etc...) saísse do bolso dele, se ele faria tantas viagens?! Ouvi a entrevista do prefeito pela tarde na rádio cultura... Falou que em "(EM)" parte, os acertos de sua administração são dos funcionários. Acredito que a auto-suficiência e prepotência já lhe subiu a cabeça. Está em outra realidade, pois não é isso que ouvimos dos cidadãos quando falamos sobre este governo municipal q aí está. A coisa tá feia... Talvez ele não saiba, mas sua credibilidade está em baixa... Tá enterrando o PP aos poucos... Quando perceber, Inês estará morta.

Anônimo disse...

Anonimo o viajando Henrique Cardoso ja perdeu este trofeu. Agora e la vai o Lula ainda tenho esperança que uotro presidente não viajem tanto como o Lula eu acho que ele esta governando outro pais não o Brasil.Ainda bem que o fim do P.T. esta chegando.

Anônimo disse...

Quero saber porque o sr. prefeito não nomeou as 80 serventes que foi aprovado para serem nomeadas? Até agora só 62 tiveram essa sorte. Acho que o santo delas é mais forte que o meu, pois até agora minhas promessas não surtirão efeito! Estou de olho sr. prefeito!!!

Anônimo disse...

o Funcionário público tá sempre descontente, mas o seu salário tá em dia... isso ninguem fala.... E quanto a visita da Mariza às secretarías eu queria saber nestes ultimos 5 anos ( 4 da administração passada e 1 desta atual) quantas vezes ela visitou uma secretaría? É bom lembrar que no ano que vem tem eieição para deputado...

Anônimo disse...

Funcionario publico:Só direitos e reclamações, nunca estão satisfeitos.E os deveres disso não falam. O Brasil tinha de terceirizar tudo que ai o trote era outro e sem estabilidade.

Anônimo disse...

Anônimo das 11:45....Recalcado!!!!!

Anônimo disse...

Se picou o 4:44 PM rsrsrs com certeza é um dos incompetentes, que talvez nem concurso fez?! Vai trabalhar, justificar teu salário que nós pagamos... Te orienta !!!