NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

14 setembro 2009

Postos de Gasolina tentam recuperar perdas nos lucros

A Juíza da 1ª Vara da Comarca de Canguçu, Fernanda Pinheiro Tractenberg, acatou uma ação coletiva do Ministério Público contra vários postos de gasolina da cidade de Canguçu, alegando abusividade na taxa bruta no lucro dos combustíveis na cidade.
Com dados da Agencia Nacional de Petróleo e pesquisas da promotoria, foi verificado que a taxa bruta de lucro era excessiva. Era cobrado até 29% do que era devido. O Correto seria em 16,9% de margem de lucro. O Ministério Público através de liminar conseguiu que os postos fossem obrigados a reduzir os lucros em um prazo de 24 horas.
Para a juíza, em entrevista a rádio Cultura AM, na última semana, verificando que outros postos em cidades próximas trabalham com os 16,9% não existe motivo de Canguçu ser diferente.
“ Consideramos uma média razoável, foi verificada distância da distribuidora e outros fatores. Se outros postos trabalham com esta margem porque Canguçu supera e vai até 29%? Seria um lucro abusivo e isso deve ser contido pelo Judiciário”. A decisão liminar é cabível de recursos, mas, os postos de gasolina já adotam medidas para compensar as perdas.
Atualmente os postos que foram obrigados a reduzir o valor do seu lucro aumentaram o valor de outros serviços, como o caso da lavagem, que era cortesia, e agora em alguns locais custa R$ 5,00.

Um comentário:

Anônimo disse...

pelotas e 0 mesmo preço a gasolina e dao lavagem cortesia, por que aqui tem cartel e obvio, os proprietarios de postos combinam preços isso e um absurdo. lad....