Um grupo de alunos da 8ª série do ensino Fundamental da Escola João de Deus Nunes (JDN), coordenados pela professora Graciela (Lela) está desenvolvendo um projeto chamado “Mídias na Escola”, onde os alunos têm contato com os veículos de comunicação, como revistas, jornais, televisão, filmes, informática e principalmente com rádio, através da rádio da escola desenvolvida pelos próprios alunos que durante o intervalo das aulas, apresentam uma programação especial para os colegas de escola. A rádio divulga todos os eventos da escola, as reuniões, encontros e tem uma programação bem variada, feita totalmente pelos alunos.Os próprios estudantes criaram vinhetas, chamadas, aberturas dos programas dando vida a rádio, que funciona no circuito interno do colégio. O local que abriga as transmissões é junto ao xérox (foto acima). A coordenadora destaca a importância do trabalho para o crescimento individual dos alunos:
“ – A gente sabe que desenvolver projetos na escola é super importante pro crescimento deles, pra sair da sala de aula e eles enxergarem a escola com outros olhos, a dar valor pelo que eles criam também em sala de aula”. – disse a professora Lela.
Os programas acontecem as quartas-feiras pela manhã e as quintas-feiras pela tarde, sempre no intervalo. Os alunos, que agora se encaminham para o ensino médio, pretendem seguir com o projeto, e levar mais alunos a colaborar com a rádio.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma rádio no último dia 16 de Dezembro, durante o programa Verdinho, da rádio Cultura AM (foto abaixo), onde participaram de um bate-papo descontraído com os apresentadores e sentiram como é o ambiente de uma emissora.
Durante as férias a rádio também entra em recesso, mas, promete voltar com força total em 2009.

3 comentários:
Parabéns profª Lela e seus alunos pelo projeto "Mídias na Escola". Carol e colegas, rádio é uma cachaça... VICIA... mas é um vicio do bem, desejo muito sucesso a todos deste grupo e quem sabe não sairão deste grupo os radialistas de um futuro bem próximo.
Um grande abraço a todos, Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
Terezinha
Parabens a Graciela, aos alunos e a Escola por disponibilizar e incentivar os alunos a executarem esta brilhante ideia.
Abraços
Postar um comentário