NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

22 fevereiro 2026

CNJ intima TJMG sobre absolvição de homem acusado de estuprar menina


O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, determinou neste sábado (21/2) a abertura de um procedimento com a finalidade de apurar a decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que absolveu, por maioria, um homem de 35 anos acusado de estvpro de vulnerável contra uma menina de 12 anos.

O caso gerou forte reação nas redes sociais nessa sexta-feira (20/2), com cobrança por revisão do entendimento adotado pela 9ª Câmara Criminal Especializada.

Campbell intimou o TJMG e o juiz Magid Nauef Láuar, desembargador relator das apelações, para prestarem informações preliminares no prazo de cinco dias.

A determinação do ministro vem depois que a deputada federal Erika Hilton (PSol-SP) denunciou o caso ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Ministério das Mulheres também acionou o conselho para apurar a situação.

A 9ª Câmara Criminal Especializada votou pelo entendimento de que não houve crime no caso entre o homem e a criança, pois os dois teriam um “vínculo afetivo consensual”. Os magistrados também inocentaram a mãe da criança, que respondia por suposta conivência.

No Brasil, a jurisprudência consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabelece que o consentimento da vítima é irrelevante em casos de estupro de vulnerável quando a envolvida tem menos de 14 anos, bastando essa condição para a configuração do crime.

🤳 Michael Melo/Metrópoles

Nenhum comentário: