NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

24 setembro 2025

ONU divulga foto de Trump assistindo discurso de Lula


A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou nesta terça-feira (23) uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistindo ao discurso do líder brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que abriu durante a 80ª sessão da Assembleia Geral. 

➡️ Como tradição do evento, o Brasil é o primeiro país a discursar no encontro anual na sede das Nações Unidas, em Nova York, seguido pelo presidente dos Estados Unidos. 

➡️ No discurso, Lula fez críticas ao presidente dos Estados Unidos. “Atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando a regra”, disse o presidente. 

➡️ O presidente brasileiro também afirmou que não há justificativa para “medidas unilaterais e arbitrárias” contra instituições e economia do país. 

📸 Mark Garten/UN Photo

📲 Mais informações no site band.com.br

NEGOCIAÇÃO | O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que, do ponto de vista comercial, tudo está sobre a mesa com a possibilidade real de diálogo entre os presidentes brasileiro e Donald Trump, incluindo o acesso dos americanos a minerais críticos e à regulação das grandes plataformas digitais. 

A parte política das reivindicações americanas, que pede uma interferência no Judiciário para favorecer o ex-presidente Jair Bolsonaro, está totalmente fora de questão.

📱💻 Leia mais no site do #JornalOGlobo: https://x.gd/UIpK9   

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comanda nesta quarta-feira (24) uma reunião para defender a democracia e o combate ao extremismo. O evento acontece na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos.

➡️ Além do Brasil, lideram a iniciativa os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e da Espanha, Pedro Sánchez. O evento começa às 10h, horário local, uma hora menos em relação ao horário oficial de Brasília.

➡️ A iniciativa quer avançar em uma diplomacia ativa que promova a cooperação internacional contra a deterioração das instituições, a desinformação, o discurso de ódio e a desigualdade social.

➡️ O primeiro encontro sobre a democracia ocorreu no Chile, em julho deste ano, com a participação dos presidentes do Brasil, da Espanha, Colômbia e do Uruguai. Na ocasião, foi publicada declaração conjunta dos países.

Nenhum comentário: