NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

22 agosto 2025

MP denuncia professoras por tortura de aluno Autista no Paraná

 


Um caso de tortura contra uma criança autista de apenas quatro anos chocou o Paraná e levantou denúncias sobre práticas abusivas em uma escola particular de Araucária.

O menino, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e é não verbal, foi encontrado amarrado pelos punhos e pela cintura a uma cadeira dentro do banheiro da instituição, no dia 7 de agosto.

Nesta semana, o Ministério Público do Paraná denunciou as professoras da escola pelo crime de tortura. A diretora e a pedagoga foram denunciadas por omissão imprópria, por terem permitido e orientado as práticas.

A descoberta só foi possível graças à denúncia de uma funcionária, que fotografou a cena e acionou o Conselho Tutelar e a Guarda Municipal. Ao abrirem a porta do banheiro, os agentes encontraram a criança descalça, com os braços presos por fita e um cinto no corpo, batendo os pés em desespero.

“Eles prenderam a roupinha dele para fora, usaram fita crepe nas mãozinhas e um cinto no corpinho dele”, relatou Mirian Ambrozio, mãe da criança. O pai, Augusto Ambrozio, recebeu a notícia enquanto trabalhava: “Disseram: ‘Seu filho está amarrado no banheiro da escola’. Nunca vou esquecer”.

Após o flagrante, outras famílias denunciaram que seus filhos também teriam sido contidos de forma vi0lenta. Uma das provas apresentadas à polícia é uma foto de uma menina de três anos, aluna da mesma escola, amarrada à cadeira há cerca de dois meses.

➡️ Leia mais na coluna @mirellepinheiroo, acessando o metropoles.com

📸 Reprodução

Nenhum comentário: