A II Conferência Estadual do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul foi, novamente, transferida para uma nova data. Desde 2023 a conferência é aguardada pelos representantes eleitos em várias conferências municipais com previsão inicial para Novembro de 2023 e desde então várias vezes adiada.
Com a última data prevista para 04 e 05 de Abril de 2025, depois de ter sido anunciada em Janeiro de 2025 e também adiada, agora a nova data é 13 e 14 de Maio de 2025 em Porto Alegre.
A maioria dos delegados eleitos no RS apresenta desconforto com o tratamento dado à situação pelo Governo do RS.
Na publicação da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos a incredulidade e o questionamento da falta de critérios para nova data, que será em uma segunda e uma terça-feira, preocupam para o fato que muitos, especialmente do interior, podem não conseguir comparecer.
O Presidente do Conselho do Povo de Terreiro de Pelotas, Rodrigo Domingues disse não concordar com a nova data. "Impossível garantir a presença de trabalhador que é CLT. Ainda dia 13 de Maio é sempre uma data de homenagens nos Terreiros. É inadmissível essa data, ainda mais em dia de semana".
A posição é compartilhada pelo Presidente do Conselho do Povo de Terreiro de Rio Grande, Chendler Siqueira. "Infelizmente é pra desmobilizar, só pode. A sociedade civil trabalha, não é liberada politicamente. Os protagonistas são os Povos de Terreiro ou os agentes políticos? Precisam rever esta data", disse.
Em Canguçu foram eleitos 3 delegados titulares e mais dois Suplentes para a conferência, realizada na Câmara de Canguçu-RS em Maio de 2023.
Confira manifestação da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário