NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

17 fevereiro 2025

Prefeito Arion diz que oposição está espalhando "fake news" sobre administração

O Prefeito de Canguçu, Arion Braga (PP) realizou uma live no último sábado (15/02/2025), onde esclareceu fatos envolvendo o processo seletivo para contratação para a área da Educação e também falou sobre outros temas da administração geral.

Braga também concedeu entrevista para a Rádio Liberdade AM falando destes temas, que foi vinculada na emissora na manhã desta segunda-feira (17/02/2025).

Em alguns trechos da entrevista o Prefeito foi incisivo e culpou a bancada do MDB pela desinformação e também por atrasarem o processo de votação da Câmara de Vereadores

 "Tenho aqui no meu celular prova de que a Bancada do MDB na Câmara iria atrasar o processo seletivo. Não estão fazendo mal para mim, mas sim para a comunidade prejudicando as crianças, nossos filhos, netos, e ainda criam Fake News que somos contra os jovens", falou Arion, que refuta a informação falsa, alegando que há contratação para jovens estagiarem na Prefeitura pelo CIEE. Ele ainda reforça que o processo seletivo não exclui ninguém, ao contrário, dá mais oportunidade já que podem ser feitas inscrições em duas áreas desta vez e ainda disse que serão contratados monitores para escolas formados nos cursos da Associação Educacional e Cultural Canguçuense (AECC), algo inédito na gestão. 

Arion Braga anunciou que pretende realizar concurso público em 2026 o que dará oportunidade a jovens e demais cidadãos de ingressarem no serviço público.

Sobre este tema, durante a sessão extraordinária de quarta-feira (12) na Câmara Municipal, os vereadores da bancada do MDB alegaram não ter responsabilidade pelo atraso, já que o projeto poderia ter sido votado a qualquer momento por pedido de líderes de bancada, dos partidos da situação defensores do Governo. Os vereadores apresentaram emendas, que foram rejeitadas, para alterar a forma do processo seletivo que eles entenderiam mais justa, o que gerou a discussão e o debate nas redes sociais.

INÍCIO DAS AULAS

Com o processo seletivo de contratação em andamento e algumas questões do transporte escolar ocorrendo, o início das aulas da rede municipal, previsto para 24 de fevereiro, poderá ocorrer em nova data.

DÍVIDAS

Braga diz que é um dos maiores problemas da gestão a questão das estradas. Outro importante passo que precisa ser dado é a recuperação de pontes. O Prefeito disse que o maquinário da administração estava sucateado. 

Ele também disse que seria uma informação errada de que teria ficado um saldo de 29 milhões em caixa deixado pela gestão anterior. "Onde está este dinheiro? Pelo amor de Deus me digam. Eles não falam é que deixaram uma dívida astronômica, os cobradores passam me ligando. Me entregaram a Prefeitura no CADIN. Estou sendo cobrado de contas de 3 anos atrás. Deixaram aproximadamente 900 empenhos para pagar. Máquinas penhoradas em oficinas, tive que ameaçar ex-secretários que pagassem do bolso deles para poder retirar. Ex-secretários foram na oficina para pagar para liberar as máquinas, agora eles vem com mentiras.", disse. 

 CORSAN

"O Governo anterior me deixou um presente de Grego com a CORSAN", disse Braga, durante entrevista para Rádio Liberdade FM, dizendo que todos os serviços de esgoto passarão para a companhia, o que irá gerar um aumento de 70% nas contas de água., devido a assinatura de contrato realizada em 2024.

TRÂNSITO

O Prefeito voltou a informar, durante entrevista para rádio, que irá promover mudanças no trânsito e que aguarda uma audiência pública que será realizada na Câmara de Vereadores para efetivar as ações.

DÍVIDA DO HOSPITAL

Arion Braga reforçou a importância do apoio a gestão do hospital de Canguçu. Segundo ele sem aporte da Prefeitura o hospital não sobrevive. "A Dívida é enorme", falou. Segundo ele a atual gestão do hospital está tendo problemas herdados da gestão anterior como férias de servidores em atraso e fundo de garantia. 

COBRANÇAS

O Prefeito Arion Braga disse que está aberto a cobranças e críticas, mas pede tempo para trabalhar. "Eu vou arrumar em quatro anos o que estragaram em oito", falou, em referência ao governo anterior do MDB. Braga disse que não aceitará mentiras sobre a administração e pediu que a oposição aceite o resultado das urnas e ajude a município a crescer. Lembrou que venceu as eleições com 8 mil votos de diferença do segundo colocado o que mostrou que a população queria mudanças. "Mas quem sabe teve erro nas urnas, acampem na frente do fórum e pede recontagem nas urnas", provocou, para quem ele classifica de "viúva das urnas" que não aceitaram a escolha da população.

Confira o vídeo da Live onde fala destes e outros temas:



Nenhum comentário: