A Ciranda Estudantil Nativista CIENA, ocorre há 37 anos em nossa cidade de Canguçu - RS e neste ano de 2024 superou 3.200 inscrições, 53 escolas, distribuídos em várias modalidades e categorias, entre elas, 70 grupos de danças, 69 grupos de coreografias de entrada, 110 pares de danças de salão, 125 intérpretes, 146 declamadores… com a finalidade de preservação, valorização e divulgação da arte, tradição e a cultura do Rio Grande do Sul.
No dia 25 de outubro, o grupo de danças, categoria Pré-Mirim, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, participou da 37° CIENA em Canguçu, onde conquistou o primeiro lugar no Concurso Entrada. O grupo de dança é novo, foi estruturado no ano de 2023 e atualmente conta com 21 alunos, 11 meninas e 10 meninos.
Com letra e melodia de Dede Ferreira, composições coreográficas de Guilherme Ellwangue e colaborações de Carla Muriel Ferreira, o grupo de dança abordou a catástrofe que ocorreu neste ano no nosso Estado do Rio Grande do Sul, apresentando como coreografia de entrada o tema “Desperta Rio Grande”, englobando a enchente que assolou o nosso Estado.
“Como não lembrar deste triste flagelo
No alto do telhado o cavalo Caramelo
Levarei comigo este soturno cenário
Para sempre agradecer a força dos voluntários
Em meio a este caos foram muitas ações
De todas as querências chegando doações
O povo pelo povo sempre foi varonil
Muito obrigado, ao nosso Brasil
Vem, te levanta Rio Grande (…)”
A Coordenadora Carla Muriel B. Ferreira, acredita que a dança nos espaços escolares, como componente lúdico, é capaz de oferecer aos alunos um importante instrumento pedagógico de desenvolvimento corporal, além de contribuir para a criatividade, construção do conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem.
"Foi um momento de muita emoção, nossos alunos foram maravilhosos, superaram muitas dificuldades e barreiras, pois nossa invernada é inclusiva, conta com alunos com TDAH, TEA e um aluno Surdo. A cada ensaio surgiram alguns obstáculos, como estruturar os cenários, pilchas e a própria dificuldade motora e de atenção dos alunos, mas eles conseguiram com muito esforço, dedicação e amor nos proporcionar um lindo espetáculo, com muita emoção, fazendo nossos olhos lacrimejarem com a apresentação. Agradeço muito aos pais que acreditaram no nosso trabalho e não mediram esforços para que seus filhos participassem, agradeço também a nossa Escola Dom Pedro II na pessoa da nossa diretora Simone Siefert, a comunidade escolar que se fez presente no evento e ao nosso querido Instrutor Guilherme Ellwangue, que sempre acreditou no potencial dos nossos alunos e é um profissional muito responsável ,competente e criativo", destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário