PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

29 abril 2024

Defesa Civil continua com alertas meteorológicos entre 29 de abril e 02 de maio de 2024

O monitoramento da Sala de Situação identificou que nesta segunda-feira (29/4), os temporais isolados continuam atuando em praticamente todo o território gaúcho. Nas Missões, Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e RMPOA as instabilidades atuam durante todo o dia, com volumes que variam entre 25 e 40 mm/dia, podendo passar dos 70 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce, e ventos que sopram com rajadas em torno dos 40 aos 50 km/h, podendo passar dos 60 km/h.

Na terça-feira (30/4), a previsão é de que ocorram chuvas e ventos fortes e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e RMPOA. Os volumes variam entre 30 a 50 mm/dia, podendo passar dos 70 mm/dia na Campanha, Sul e Costa Doce. Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.

Na quarta-feira (1/5), há condição para temporais isolados com chuva e ventos intensos e eventual queda de granizo na Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e RMPOA. Os volumes variam entre 60 a 80 mm/dia, podendo passar dos 100 mm/dia na Campanha e Sul. Durante as instabilidades, os ventos sopram com rajadas em torno dos 50 aos 70 km/h, podendo passar dos 80 km/h.

A tendência é que na quinta-feira (2/5), as instabilidades permaneçam intensas em praticamente todo o Estado, com os maiores acumulados ocorrendo na metade Norte e Costa Doce.

Nas últimas 24 horas foram registrados elevados volumes de precipitação na região de divisa com o Uruguai e no norte do estado, superando os 80 mm pontualmente. Em resposta aos volumes precipitados nos últimos dias, os rios do estado apresentam majoritariamente níveis em tendências de elevação, com exceção da região sul que apresenta níveis em declínio, destaque para o rio Quaraí, que apresenta nível acima da cota de inundação e segue em lenta elevação. Devido aos altos volumes observados nos últimos dias, e a previsão de novas precipitações volumosas nas próximas 24 horas, é esperada manutenção dessa tendência de elevação nos principais rios do estado, com respostas hidrológicas significativas em praticamente todas as bacias.

Nenhum comentário: