"Aranha-marrom" é o nome dado a diferentes espécies de aranha pertencentes ao gênero Loxosceles. Trata-se de aranhas pequenas, com corpo marrom e que possuem um veneno poderoso, conhecido, principalmente, por seus efeitos necróticos. O envenenamento por aranha-marrom é chamado de loxoscelismo.
O loxoscelismo pode se manifestar de duas formas: cutânea e cutânea-visceral. Essa última é uma forma grave de envenenamento, que pode até mesmo levar o indivíduo à morte.
Dicas para evitar acidentes com aranhas em casa:
- Sempre olhar roupas antes de vestir e toalhas antes de se secar;
- Bater os calçados para ver se não há nenhuma dentro;
- Evitar deixar o lençol e cobertas da cama encostando no chão, que elas podem usar para subir na cama;
- Vedar vãos de portas e janelas e buracos na parede casa.
A aranha-marrom, com corpo semelhante a uma azeitona e pernas longas, costuma habitar locais escuros e secos em residências, como armários e atrás de quadros.
Sintomas e ações em caso de picada:
Os sintomas, como ardor, vermelhidão, dores e inchaço, aparecem algumas horas após a picada. Ao suspeitar de uma picada, procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento.
CASO EM CANGUÇU
Um caso em Canguçu ganhou repercussão nas redes sociais, especialmente no facebook. A Canguçuense Nara Clair Santos foi picada por uma aranha marrom e seu quadro acabou precisando de cuidados, quando acabou internada na UTI do Hospital de Canguçu. Sua filha, Meiriane, tem mantido atualizadas informações sobre o quadro de saúde.
Em um dos posts ela fez um desabafo:
"Temos passados por dias alegres, de festa, de junção, de conversas, risos, mas nestes últimos dias (desde quarta-feira a noite) estamos aflitos, chateados, apreensivos, nos sentindo impotentes, pela situação em que a mãe se encontra.
Do nada começou a ficar ruim, com uma lesão no peito que não se entendia o que era. Nosso socorro foi o PS, onde quero aqui agradecer de coração o atendimento, dr Paulo Porciuncula e as técnicas de enfermagem Fernanda e Iria que foram um apoio, incansáveis no atendimento com a mãe.
Depois de uma noite terrível, vendo a mãe urrar de dor, sem poder fazer nada, com analgésicos fortíssimos e nada resolvia, na manhã de quinta-feira o dr Paulo analisou e deu o diagnóstico: mordida de aranha e a maldita era da pior espécie, a aranha marrom, pois encontramos a praga.
Aí se começou a medicação certeira com o soro antiaracnídeo, as gurias do PS super preocupadas e atenciosa a doutora também, porém no final da tarde a mãe teve q ser levada até o PS de Pelotas, outro susto pq transferir para Pelotas deixa a gente bem apavorada.
Porém a transferência foi imediata e necessária pelo fato de não ter mais soro no nosso PS. E lá fomos nós na ambulância que prontamente fez o transporte e com a enfermeira nos acompanhando, chegamos e fomos atendidas na hora, pelo fato ser de grande urgência. Total atenção do pessoal do PS de Pelotas, toda a equipe que prontamente começou os procedimentos.
E cá estamos, aguardando a cena dos próximos capítulos que se Deus quiser e Ele quer serão felizes!

O quadro de saúde de Nara pode ser acompanhado CLICANDO AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário