O mês de Novembro de 2023 começou quente na Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu-RS. Na primeira sessão ordinária do mês houve troca de acusações entre os vereadores após fala do vereador Xico Vilela (PP).
Durante seu pronunciamento na Tribuna o vereador disse que não estava usando a palavra nas últimas sessões mas decidiu se manifestar sobre os fatos que ocorreram quando ele foi acusado de racismo. Disse que foi falada muita besteira contra ele, magoando ele e sua família. Ele reforçou que o que falou, quando chamou uma servidora pública de "negrinha, puta" foi "um acidente" e o que teriam feito com ele por isso foi "um crime". Ele agradeceu as testemunhas de defesa que falaram gratuitamente a favor dele. Também agradeceu aos cinco vereadores que votaram em sua defesa.
Segundo ele, isso tudo só aconteceu em função de que o presidente, Luciano Bertinetti (MDB), teria permitido. Xico acredita que deveria ter sido feita apenas uma queixa ao conselho de ética, como fizeram com vereador Oraci Teixeira. "Se aproveitaram do momento, mas tudo bem. Ninguém bate em cachorro morto", disse Xico Vilela. Ainda criticou que somente teve críticas de "vereadores de primeiro mandato", classificando como "inveja" por ele ter tido já 6 mandatos de vereador e ainda dois de seu filho. Disse que "o presidente deixou correr", a situação. Relatou ainda que uma situação envolvendo o Vereador Oraci Teixeira (PSB), que ofendeu um servidor municipal, o tratamento foi diferente.
Vilela disse que tem uma "tristeza" com 4 vereadores, mas a maior tristeza seria com o presidente Luciano Bertinetti (MDB) em quem votou para presidência da Câmara, que deixou a questão seguir. Xico ainda agradeceu ao MDB que "graças a Deus" votaram por sua salvação, já que a bancada do Progressistas não o fez. "Vossa Excelência deixou seus companheiros de MDB em uma saia justa, eu falava com João Ari (presidente do MDB), falava com o Renato, mas não não, o Luciano vai dar...tchê ja disse que não quer conversa comigo que ta aberto o processo e vai votar contra mim...", disse, cobrando ter votado nele para presidente e dando a entender que agora estaria ocorrendo um ato de ingratidão. "Eu tenho três conselheiros aqui, o Ubiratan, o Marcelo Maron e o Pipa. Esses que me ajudaram sou obrigado a agradecer", disse. Encerrando a manifestação falou várias ofensas ao vereador Luciano Bertinetti.
O presidente Luciano rebateu as críticas e disse se espantar que um vereador com tantos mandatos não saiba nada de legislação. Disse que como presidente apenas conduziu e fez a lei ser respeitada. Disse que a votação a que Vilela se refere para presidência "não foi de graça e o vereador Xico sabe bem...", deixando algo no ar. Disse que acredita que as câmeras devem ficar sempre ligadas para mostrar para a comunidade a realidade dos vereadores quando a sessão está suspensa. Disse que não foi culpa do presidente o vereador Xico ter desrespeitado famílias e pessoas em sua manifestação. "Eu não posso por ter recebido o voto para presidente assinar embaixo da conduta de certas pessoas", disse Luciano. "Vou fazer o que é justo, independente do voto", assegurou. "Não conte comigo para injustiça", complementou.
Na sequência o vereador Paulo Bauer (MDB) também apresentou suas justificativas naquela questão. Em seguida o vereador Oraci Teixeira (PSB) fez uma forte manifestação direcionada a Xico Vilela (PP).
Teixeira (PSB) começou dizendo que seria obrigado a manifestar-se dizendo que o vereador Xico Vilela calado seria um poeta. Falou que mesmo tendo 6 mandatos não teria aprendido nada na Câmara, que o vereador já teria falado mal de servidores públicos municipais, professores e que a Câmara não é lugar de assistir filmizinho, em relação a defesa do vereador que alegou que a manifestação dele teria se dado quando assistia um filme pornô em plena sessão. Disse, ainda que quando Xico cobra respeito, ele próprio (xico) não atua com respeito aos demais e nem a própria família. "É triste, doloroso ter que assistir o senhor se manifestando nessa tribuna", disse. Oraci ainda destacou o trabalho do Presidente da Câmara que teria sido correto. "É lamentável ter que vir aqui fazer este desabafo", encerrando. "Mas Deus não dorme", falou. Com várias interrupções por parte de Vilela, Oraci acabou encerrando a manifestação. Posteriormente voltou a tribuna tecendo mais críticas a Vilela.
Confira os pronunciamentos na íntegra no vídeo abaixo:


Nenhum comentário:
Postar um comentário