PASTELARIA PAZ

NOVANET

Associação Euducacional e Cultural Canguçuense

Vida Plena

Gordices da KÁ

07 junho 2023

Vereador de Canguçu xinga servidora e a chama de 'neguinha' durante sessão na Câmara

Caso aconteceu após votação de projeto que extinguia cargo de auxiliar de enfermagem em Canguçu, no Rio Grande do Sul



O vereador Francisco Romeu da Silva Vilela (PP), conhecido como Xico Vilela, proferiu falas racistas e misóginas durante a sessão desta segunda-feira da Câmara Municipal de Canguçu, no Rio Grande do Sul. Com o microfone aberto, ele foi ouvido chamando uma servidora que acompanhava a sessão de “neguinha” e “puta”.


O caso aconteceu após a votação da quarta pauta do dia, que discutia a extinção do cargo de auxiliar de enfermagem e o reenquadramento dos atuais ocupantes da função na cidade. No momento em que a sessão estava suspensa, Vilela fez referência a uma das auxiliares de enfermagem que acompanhavam a sessão em conversa com o correligionário Ubiratan Rodrigues. O comentário acabou vazando no áudio: “A neguinha é puta, puta”.
Nas redes sociais, o Progressistas, partido do vereador, emitiu uma nota em que afirma que se trata de um “ato isolado que em nada reflete a ideia e a conduta da Executiva” da sigla. Já o presidente da Câmara, vereador Luciano Bertinetti (MDB), afirmou que a Casa “vai dar os trâmites regimentais ao caso” e que “o ato racista e o preconceito não cabem nos dias de hoje”.

Procurado, o vereador Xico Vilela não respondeu aos contatos da reportagem até o momento. Ele também não se manifestou sobre o episódio em suas redes sociais. Na sessão desta quarta-feira (07) também não fez nenhuma referência ao fato.

O partido Progressistas, do qual o vereador faz parte, publicou uma nota. O sindicato dos municipários de Canguçu (SIMCA) também fez uma nota de repúdio ao fato. O líder da bancada do PSDB, vereador Jardel Oliveira, também condenou publicamente o fato nas redes sociais. A vereadora Iasmin Roloff (PT) fez pronunciamento na sessão desta quarta dizendo não ser mais aceitável este tipo de comportamento na Câmara de Canuçu.
Vale lembrar que o mesmo vereador já protagonizou fala preconceituosa contra o governado Eduardo Leite a quem chamou de "calça apertada", e também chegou a se referir ao colega vereador Leandro Ehlert (PIPA) como "filha da p.." em outro episódio, durante a pandemia em que as sessões eram realizadas virtualmente.
Nota do PP foi lida na Câmara pelo líder da bancada, vereador Carlos Eduardo (Dudu).

Câmara emitiu uma nota de esclarecimento. Clique AQUI E CONFIRA




Nenhum comentário: