NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

24 abril 2023

Em ação da OAB, comarca de Canguçu é elevada para entrância intermediária

 O Órgão Especial do Tribunal de Justiça aprovou nesta segunda-feira (24/4), de maneira unânime, a elevação das Comarcas de Campo Bom, Canela, Canguçu, Charqueadas, Encantado, Estância Velha, Gramado, Itaqui, Marau, Panambi, Parobé, Santo Antônio da Patrulha, São Sebastião do Caí, Três de Maio e Três Passos para entrância intermediária. A Presidente do TJ, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, parabenizou as lideranças, autoridades locais e dirigentes da OAB nas 15 Comarcas pela conquista, destacando, porém, que já se tratava de um projeto da atual Administração, estabelecido pelo planejamento estratégico traçado. “A partir de agora já temos condições do encaminhamento da matéria para o Legislativo a fim de que o projeto seja votado pelos parlamentares”, concluiu a magistrada.

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, que foi o relator do projeto, lembrou que a matéria já havia sido aprovada pelo Conselho da Magistratura, no começo deste mês de abril, bem como pela de Comissão Organização Judiciária, Regimento, Assuntos Administrativos e Legislativos (COJE). Segundo ele, a iniciativa foi realizada após aprofundados estudos feitos pelo Colégio de Juízes-Corregedores e busca adequar a organização judiciária do Estado à realidade das comarcas, refletindo  de forma positiva entre magistrados e servidores na prestação jurisdicional. “Tal iniciativa do Poder Judiciário irá  contribuir para o crescimento e desenvolvimento social e econômico de todas as regiões do Estado, elevando comarcas de entrância inicial para intermediária”, disse ele.

O Presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, fez a sustentação oral na tribuna e agradeceu o empenho da atual Administração no encaminhamento do projeto e  dos magistrados do Órgão Especial pela aprovação da matéria.

Com informações do TJ/RS e OAB/RS.

A Subseção de Canguçu da OAB mobilizou toda a sociedade de Canguçu, em 06 de abril de 2022, quando organizou uma caravana, composta por representantes de diversas entidades, para acompanhá-la à Corregedoria do Tribunal de Justiça e entregar o ofício pleiteando a elevação de entrância. A Diretoria da OAB de Canguçu, representada pelo Presidente Alex Silva, pelo Vice-presidente Miguel Lessa, a Secretária Geral Adjunta Verônica Gomes e o Advogado Gustavo Goularteesteve presente à votação. A OAB de Canguçu manifesta sua gratidão a todas as entidades e lideranças políticas de Canguçu e região que uniram suas forças e apoiaram esta nobre causa, de imensurável proveito à toda a sociedade cangucuense.



Nenhum comentário: