NOVANET

Vida Plena

Gordices da KÁ

04 março 2023

POLÍCIA CIVIL E RECEITA FEDERAL APREENDEM CARGA DE CIGARROS

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO, a Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato – DECRAB e o efetivo da Operação Hórus/MJ, juntamente com a Receita Federal de Bagé, apreenderam, na tarde de sexta-feira (03), em um estabelecimento comercial na cidade de Aceguá, cerca de 8.000 maços de cigarros por estarem desacompanhados de documentação fiscal e por suspeita de falsificação dos selos tributários.


Os agentes estavam realizando diligências na cidade de Aceguá, a fim de identificar o comércio irregular de cigarros na fronteira, quando receberam uma informação sobre um estabelecimento comercial que vendia produtos de origem irregular. Inicialmente o proprietário do estabelecimento comercial apresentou algumas notas fiscais, que eram incompatíveis com a totalidade de cigarros em estoque no depósito do comércio. A auditora da Receita Federal que participava das diligência identificou, ainda, visíveis sinais de adulteração no selo tributário de algumas amostras de cigarro. Com isso, foi realizada a apreensão dos produtos para perícia, a fim de que se possa identificar se os cigarros também são falsificados – o que pode aumentar ainda mais o risco à saúde da população.

O Delegado Cristiano Ritta, que coordenou a ação, destacou que várias apreensões de cigarro ilegal estão sendo feitas na região, a fim de coibir organizações criminosas que atuam nesses delitos e usam a fronteira com o Uruguai como rota para prática criminosa. Desde o início dos trabalhos da Operação Hórus na região, mais de uma dezena de apreensões de cigarros já foi realizada.

O proprietário do estabelecimento comercial prestou depoimento e foi liberado até o resultado final da perícia. (PC)

Nenhum comentário: